Lego Braille Bricks chega às escolas da Rede Municipal de Aracruz para promover inovação e inclusão
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed) – Setor de Educação Especial Inclusiva – com o intuito de promover cada vez mais inovação e inclusão, está trazendo às escolas da Rede Municipal de Ensino, o Lego Braille Bricks. Trata-se de uma metodologia de ensino destinada a estudantes com deficiência visual/cegueira que vem para revolucionar a forma como eles aprendem e se divertem.
Essa ferramenta pedagógica é desenvolvida pela Fundação Lego em parceria com a Fundação Dorina Nowill, e representa um marco importante para o fomento da aprendizagem e da educação inclusiva no município. “Hoje em dia nossa rede conta com aproximadamente 20 estudantes com deficiência visual. Para podermos fazer uso desse Lego Braile, os professores ainda passarão por um curso com carga horária de 100 horas. Ele acontecerá de forma simultânea e não simultânea ao uso do material. Por isso, a participação de todos os professores das salas de recursos será essencial, pois eles receberão o kit, especialmente dos profissionais das instituições que possuem alunos com deficiência visual”, explicou a técnica do Setor de Educação Especial Inclusiva, Charlene Franco.
Além dos estudantes com deficiência visual, todos os alunos poderão ser beneficiados com esse recurso. Os kits Lego Braille Bricks são pedagógicos e inclusivos, com peças que incorporam o Braille, permitindo uma interação rica e diversificada. Para cada escola que tem alunos com deficiência visual, entre quatro e dez anos, serão doados quatro kits mais um manual, e para cada sala de recursos, independente de ter aluno com deficiência visual ou não, será doado outro kit com manual.
Esse kit é composto por uma caixa com 340 peças com letras do alfabeto e sinais básicos da matemática, três placas de fixação das peças e um separador, totalizando 344 peças com um manual acessível, em fonte ampliada e em Tinta-Braille. “Quando esses kits e os manuais forem enviados, primeiramente eles serão destinados à Semed, para depois chegarem às escolas”, completou Charlene.
A secretária da Semed Jenilza Spinassé comemorou mais essa aquisição para as escolas da rede, reforçando a importância de seu uso. “Acredito que esses kits Lego Baille Bricks proporcionarão um grande benefício a nossos estudantes que possuem deficiência visual, e até mesmo aqueles que não possuem, pois estamos falando de um material pedagógico que favorece e muito a abertura de novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Essa nossa parceria com a Dorina Nowill é um avanço na nossa busca pela igualdade de oportunidades educacionais e pela inclusão”, afirmou.
Para a fundação Dorina Nowill, o uso do Lego Braille Bricks pode ainda ajudar as crianças e adolescentes a enfrentar e superar as barreiras ao aprender a ler e escrever em braille, capacitando-as, sendo que esses brinquedos vão além do ato de ensinar o braille, pois eles oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado de forma lúdica e divertida.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”
- Prefeitura de Aracruz abre 60 vagas para guarda-vidas com salários de mais de R$ 2.700
- Mestre Internacional Feminina e multicampeã brasileira de xadrez prestigia a 9ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz (Cimex)
- Gestão e Docência em EaD prepara alunos para atuarem como tutores, coordenadores administrativos e design
- World Café: plenária reúne profissionais para relato de Boas Práticas das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- 4ª edição da “Noite Empodera Mais” em celebração à Semana do Empreendedorismo Feminino acontece no dia 18