Feira Conexão Agro é aberta em Aracruz e reúne autoridades, empresas e produtores em ambiente de inovação
                    A primeira edição da Conexão Agro – Jacupemba foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26), no distrito de Jacupemba, em Aracruz, reunindo autoridades estaduais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e centenas de visitantes na área da Associação de Produtores Rurais de Jacupemba (Asprojac). A cerimônia marcou o início de uma jornada de três dias – acontece até sábado (28) - de inovação, negócios e valorização do agro capixaba.
Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho e demais secretários; o presidente da Federação da Agricultura, Júlio Rocha da Silva Júnior; o presidente da Asprojac, Rafael Miranda Laporti; o secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli; o vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorotti; e o deputado federal Evair de Melo, entre outras autoridades. A presença expressiva reforça o peso estratégico do evento para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao campo.
A Conexão Agro – Jacupemba é uma iniciativa da Asprojac apoiada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), com organização da Campo Vivo Inteligência em Agronegócios e Agro Vision Eventos. A feira foi pensada como um ponto de encontro entre o campo e o mercado, oferecendo conhecimento técnico, oportunidades de negócios e soluções inovadoras aos produtores rurais.
Com expectativa de receber cerca de 4 mil visitantes e reunir 45 expositores, o evento conta com estandes de empresas fornecedoras de insumos, maquinário e tecnologias, além de instituições financeiras e órgãos públicos. O espaço também oferece praça de alimentação e área infantil, tornando a feira um ambiente acolhedor para toda a família.
Durante a abertura oficial, o prefeito Dr. Coutinho falou sobre a importância do agro. “Mais do que uma feira, é um símbolo de conexão, de valorização e de esperança. É, também, um encontro de histórias de quem vive da terra, de quem acredita no trabalho e de quem faz do campo o alicerce de uma vida inteira e, muitas vezes, de gerações. Conexão Agro é exatamente isso, uma ponte entre o presente e o futuro do setor. É a chance de aproximar produtores, empresas, instituições e toda comunidade para avançar, inovar e crescer. É conectar o campo com o mercado, a inovação com a tradição, o conhecimento com as mãos que movem o Brasil. E, nossa gestão tem trabalhado alinhada com esse crescimento para que seja sustentável. Dentre as diversas ações, destaco as barraginhas, a Barragem da Sede, entre outros, para que a cidade e o campo não sofram com a falta d’água. Ao agro, nosso reconhecimento”, comentou.
Já o presidente da Asprojac, Rafael Laporti, destacou a importância do evento para aproximar os agricultores das tendências e tecnologias que podem transformar o dia a dia no campo. “É uma oportunidade única para o produtor conhecer de perto as inovações do setor, acessar serviços de instituições financeiras e se capacitar com uma programação técnica alinhada às necessidades da nossa região. A Conexão Agro é um marco para Jacupemba e para o agro de Aracruz”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, o secretário Ênio Bergoli ressaltou a relevância da feira como vitrine das potencialidades do agronegócio capixaba. “Este evento é o reflexo de um setor vibrante e estratégico para a economia do Espírito Santo. A agricultura precisa ser tratada com inteligência, tecnologia e visão de futuro, e a Conexão Agro vem para somar nesse movimento”, disse.
A programação do primeiro dia também contou com palestras técnicas de especialistas do setor. O engenheiro agrônomo e pesquisador Renan Queiroz abordou as pragas emergentes no café conilon, enquanto o consultor Gustavo Faria apresentou soluções em gestão inteligente para propriedades rurais.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almir Vianna, reforçou o papel da Prefeitura como parceira do produtor rural. “Temos o compromisso de apoiar, incentivar e fomentar o desenvolvimento do campo, e esta feira é mais uma oportunidade para apresentar as ações que a Semap vem realizando em prol dos agricultores de Aracruz. O evento vai potencializar ainda mais o setor, que vem crescendo e mostrando sua força, além de oportunizar que novas parcerias sejam firmadas”, declarou.
Mais do que uma feira, o evento nasce como um novo capítulo na história do agro em Aracruz, com foco em inovação, sustentabilidade e valorização de quem faz o campo acontecer.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Escolas da Rede Municipal de Ensino intensificam práticas de preservação do meio ambiente com o incentivo a hábitos alimentares saudáveis
 - Centenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com o projeto ‘Cine Vitória a Minas’
 - Atenção, pais e responsáveis! Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia nesta segunda-feira (3/11).
 - Teia Municipal tem início com mais de 20 apresentações na Praça Matriz de Aracruz
 - Saúde publica 9ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
 - Secretaria de Serviços Urbanos é campeã do Campeonato de Futebol dos Servidores Municipais de Aracruz
 - Alunos de Aracruz aprendem sobre preservação no projeto Escola no Manguezal
 - Centro de Convivência dos Idosos é modernizado com melhorias em acessibilidade e nova quadra poliesportiva coberta
 - Prefeitura realiza melhorias em cemitérios municipais para o Dia de Finados
 - Rematrícula dos estudantes da Rede Municipal de Ensino se inicia na próxima segunda-feira (3/11)