Equipe de fiscalização ambiental realiza apreensão de caranguejos-uçá
A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz realizou na madrugada desta quinta-feira (26), a apreensão de centenas de caranguejos da espécie Uçá. Os animais foram encontrados já ensacolados nas localidades de Córrego Fundo (Agrião), Irajá e Santa Rosa (Lameirão).
A Semam também já promoveu a soltura dos animais em seu habitat natural, e continuará atuando de dia e noite, realizando rondas em áreas comuns contra a pesca e cata de crustáceos em períodos proibitivos, sendo que durante a andada e defeso de espécies como o caranguejo-uçá, por exemplo, o monitoramento desses locais é intensificado.
Vale ressaltar que o segundo período da andada do caranguejo se iniciou no último domingo (22) e segue até esta sexta-feira (27). Já o terceiro período vai do dia 21 a 26 de fevereiro. A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, quando os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos.
Nesse período ficam proibidas a captura, manutenção em cativeiro, o transporte, assim como o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, sendo vedada inclusive a importação para outros municípios ou estados.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde: Carreta da Mamografia realiza 1.476 exames e reforça cuidado com a saúde da mulher
- Live especial debate a adaptação respeitosa de crianças e bebês nas primeiras semanas de aula
- Fevereiro Cinza: Prefeitura promove palestra sobre prevenção às lesões musculares
- Prefeitura de Aracruz lança edital da Secretaria de Desenvolvimento Social
- Balneabilidade: praias de Aracruz recebem novas placas de sinalização
- 6ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Educação inicia instalação de salas modulares em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Município concede auxílio para compra de material escolar e uniformes
- 5ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Jornada do Regime de Colaboração 2026 oportuniza reflexões sobre a política educacional e a responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação