Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental

Publicado em: 26 de junho de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Educação participa de Seminário sobre a construção de padrões de desempenho para o Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação (Semed) participou nesta quarta-feira (25), em Brasília, do Seminário “Construção de Padrões de Desempenho para o Ensino Fundamental”. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a participação de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consec).

Entre os principais objetivos do seminário, destaque para a apresentação dos padrões de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental, elaborados pelo Inep, a partir de um processo técnico que deu origem à definição desses referenciais. O município de Aracruz foi representado pela técnica pedagógica Daniela Reis de Jesus Rossoni, que ressaltou a importância de participar da construção desses padrões.

“Estiveram presentes representantes das secretarias de Educação dos 26 estados brasileiros, o que demonstra a dimensão e relevância do seminário, que corresponde à terceira etapa da pesquisa ‘Padrões de Desempenho para a Educação Básica’. Tudo o que aprendemos aqui, sem dúvida, nos ajudará ainda mais a dar um passo essencial na garantia de padrões de desempenho consistentes e alinhados nacionalmente”, afirmou Daniela.

Durante o evento, a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Linhares, apresentou as propostas desenhadas até o momento pelo Instituto para os padrões de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. “Houve um avanço no entendimento do que pode ser considerado um desempenho adequado para cada etapa, em termos dos pontos de corte das escolas. Trabalhamos com a ideia daquilo que é, ao mesmo tempo, exequível e desejável. As descrições pedagógicas desses pontos estão muito vinculadas às tarefas que conseguimos mapear. No entanto, essas descrições podem e devem ser enriquecidas com o diálogo entre especialistas das diferentes áreas”, explicou Hilda.

As exposições foram pautadas na temática da pesquisa sobre padrões de desempenho no contexto das políticas públicas. O estudo, conduzido pelo Inep ao longo de 2023 e 2024, em parceria com docentes e consultores internacionais, teve como objetivo definir novos padrões para o Saeb, sendo um dos temas centrais do seminário. As referências internacionais para o Ensino Fundamental também foram objeto de discussão.

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