Dia do Professor – Medalha Prof. Paulo Reglus Neves Freire: Aracruz é homenageada em Sessão Solene da Assembleia Legislativa (Ales)
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), foi homenageada na noite desta terça-feira (17), durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória. Na ocasião, a secretária Jenilza Spinassé, na companhia de representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, recebeu em mãos dos deputados um certificado e a medalha Prof. Paulo Reglus Neves Freire.
“É com grande emoção que eu recebo, em nome de todos os professores de Aracruz, essa homenagem. É uma honra poder representar esses profissionais, que diariamente trabalham para oferecer a cada dia, uma educação de referência em nossa cidade. Atualmente, somente em nossa Rede, temos mais de 16 mil estudantes em 54 escolas. Sem dúvida é uma grande responsabilidade que nosso corpo docente tem, e por isso, trabalhamos para dar a eles todas as condições que merecem. Parabéns a todos”, ressaltou Jenilza.
A Medalha Professor Paulo Reglus Neves Freire é uma iniciativa da Comissão de Educação da Ales que agracia educadores das escolas públicas e privadas sediadas no Estado. A cada ano, educadores indicados pelos parlamentares são homenageados na semana que engloba o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
Professor Paulo Reglus Neves Freire
Nascido em Recife em setembro de 1921, e falecido em maio de 1997, Paulo Reglus Neves Freire é considerado o Patrono da educação brasileira. Ele foi um educador e filósofo, sendo considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Seu trabalho teórico envolve uma forte crítica da educação bancária comum em seu tempo, na qual o professor faz "depósitos" de conhecimento no aluno, que os recebe passivamente.
Em vez disso, Freire propôs uma educação dialógica, fundamentada no diálogo, tendo com seu principal trabalho a Pedagogia do Oprimido, livro em que propõe sua pedagogia dialógica, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais, pois defendeu o diálogo com as pessoas simples, e não a imposição de ideias pré-concebidas sobre elas (o que, para Freire, é mero ativismo).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe Carreta Pet Vida entre os dias 21 a 25
- I Marcha Ubuntu celebra o Dia da Consciência Negra e reforça que “nossa ancestralidade é potência”
- Diretores Escolares da Rede Municipal de Ensino são homenageados em data celebrativa
- Salas de Vacinação terão horário estendido durante o período de rematrícula escolar
- “Horta da Felicidade”: prefeito de Fronteiras (PI) visita Aracruz e conhece projeto que transforma rotina de estudantes laudados na Emef "Álvaro Souza"
- Debate sobre Pessoas em Situação de Rua reúne autoridades e representantes da sociedade civil na Câmara Municipal
- Projeto Ler o Mundo: mais quatro escolas da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com a Biblioteca "Alberto Mussa"
- DER-ES realiza recapeamento da rodovia Primo Bitti entre Aracruz e Coqueiral
- Culinária e cultura no Festival Aracruz Sabores em comemoração ao aniversário de Santa Cruz
- Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”