Aracruz participa do Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)
Aconteceu nesta quarta-feira (11), em Ibiraçu, o encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR). O evento, que contou com a participação dos municípios da Superintendência Regional de Educação - SRE Linhares- Sooretama, Rio Bananal, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Linhares, destinou-se a análise dos resultados obtidos por estes municípios até o momento em relação à alfabetização, bem como repensar as práticas adotadas.
O chamado ‘Ciclo de Gestão da Educação’ envolve diversas etapas que orientam as práticas pedagógicas e administrativas das redes de ensino, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Dentro desse ciclo, a SAAR tem se destacado como uma ferramenta fundamental para fortalecer a gestão pedagógica com foco em resultados.
Trata-se de uma metodologia que articula três dimensões essenciais do processo educacional, como a avaliação dos dados de aprendizagem dos estudantes; o acompanhamento das práticas pedagógicas e dos resultados e o replanejamento das ações pedagógicas, com base nas evidências coletadas. Essas três etapas não ocorrem de forma isolada, mas sim de maneira cíclica e contínua, contribuindo para uma gestão mais estratégica, com foco na aprendizagem de todos os estudantes.
"Durante essa reunião nos foram apresentados os resultados de aprendizagem de todos os estudantes das escolas que compõem o do Ciclo de Gestão. Esse ciclo, geralmente engloba etapas como o diagnóstico, o planejamento, execução, monitoramento e avaliação, além do replanejamento”, explicou a secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé.
Ainda de acordo com Jenilza, na fase do diagnóstico são feitos os levantamentos de dados e evidências sobre a realidade educacional. No planejamento a definição de metas e estratégias, na execução da implementação das ações planejadas, no monitoramento e avaliação, o acompanhamento dos resultados alcançados e dos processos e no replanejamento, os ajustes necessários com base na análise dos dados.
A SAAR atua principalmente nas etapas de monitoramento, avaliação e replanejamento, promovendo uma cultura de uso pedagógico dos dados de avaliação, como provas externas e internas, para ajustar as estratégias e promover avanços reais na aprendizagem. Desta forma, ele fortalece a tomada de decisão com base em evidências, amplia a capacidade de identificar descritores e habilidades com baixo rendimento, incentiva o trabalho colaborativo entre professores, pedagogos e gestores, garante que o planejamento pedagógico seja dinâmico e responsivo às necessidades dos estudantes, além de criar uma cultura de autoavaliação e melhoria contínua no ambiente escolar.
Nos municípios que adotaram o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), a SAAR se torna uma peça-chave para a efetivação das metas e compromissos assumidos pelas redes e escolas. Ao integrar a SAAR ao ciclo de ações do PAES, as escolas conseguem transformar dados em ações concretas, alinhadas ao currículo e às políticas educacionais locais.
"Mais do que um instrumento de gestão, a SAAR representa uma mudança de cultura nas redes de ensino: a cultura do acompanhamento próximo, da escuta ativa dos dados e do replanejamento constante. Quando bem implementado, o SAAR ajuda a tornar o ciclo de gestão mais eficaz, mais pedagógico e, sobretudo, mais comprometido com o direito de aprender de todos os estudantes”. Completou Jenilza.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 8ª Chamada Edital 002/2025 - SEMED
- Aracruz encerra janeiro sem registros de homicídios
- Desenvolvimento Social orienta população sobre regras e acesso ao Vale-Gás/Gás do Povo
- Santa Cruz recebe Festival Cultural com atrações que valorizam a identidade e a diversidade local
- Confira a programação do final de semana
- Novos profissionais da Educação Integral em Tempo Integral são capacitados. Aulas começam nesta quinta-feira (5)
- Alimentação de qualidade: manipuladores de merenda participam de formação para ingresso no ano letivo
- Saúde: Carreta da Mamografia realiza 1.476 exames e reforça cuidado com a saúde da mulher
- Live especial debate a adaptação respeitosa de crianças e bebês nas primeiras semanas de aula
- Fevereiro Cinza: Prefeitura promove palestra sobre prevenção às lesões musculares