Calendário Ecológico integra alunos de todo município para defender a preservação ambiental
.jpg)
Conscientizar alunos e comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente, despertando neles os benefícios que a Mata Atlântica oferece à natureza em Aracruz. Esse é o objetivo do “VI Concurso Calendário Ecológico – 2011”. Com esse propósito, acontece no dia 6 de outubro (às 13h30 na Câmara dos Vereadores) a solenidade de entrega da premiação aos estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados para ilustrar o “Calendário Ecológico – 2011”, que este ano, teve como tema “Mata Atlântica em Aracruz”.
Uma comissão avaliadora formada por professores da rede municipal da Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental (1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano), além de representantes das Secretarias de Educação (Semed), Comunicação, Agricultura (Semag), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) selecionaram no último dia 22 de setembro, os 24 desenhos que vão ilustrar o “Calendário Ecológico – 2011”. Participaram do concurso 1.543 estudantes de 24 escolas municipais e estaduais do município.
Para Rafael Firme Ginelli, aluno do 1º ano do Ensino Médio, da escola “Dylio Penedo” do distrito de Jacupemba, que teve o seu desenho selecionado no concurso anterior – “Arborização Urbana em Aracruz” – se revelou surpreso. “Fiquei admirado em saber que o meu desenho faria parte do Calendário Ecológico – 2010. Acho muito importante o trabalho que a prefeitura realiza na Secretaria de Meio Ambiente e de Educação, quando fomenta conscientização sobre a natureza, preservação ambiental e dos recursos hídricos. Este ano, já estou na expectativa de ter outro desenho meu selecionado para ilustrar o calendário de 2011”.
De acordo com o engenheiro Agrônomo, Antônio Schimith Berghe Netto, da Semag ter sido uma das pessoas que participaram da seleção dos desenhos foi emocionante. “É muito gratificante para qualquer profissional saber que os desenhos avaliados são de alunos das nossas escolas. O Calendário Ecológico é uma ação que envolve toda a escola, desde o aluno e sua família ao professor, e desperta em nossas crianças e adolescentes o gosto pela arte, cultura e educação. Além disso, a preservação do meio ambiente tem que ser praticada, trabalhada e incentivada, na escola, local onde a consciência ambiental começa a ser construída”, concluiu.
“O Calendário Ecológico é uma ação que realizamos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que possibilita a aproximação do poder público com a comunidade, escola, família e alunos. Essa ação faz com que as nossas crianças e adolescentes tenham uma ampla leitura do mundo, compreendam a importância de seu papel, enquanto cidadãos, e as suas responsabilidades, para a construção de um mundo em que possamos viver com qualidade e em harmonia com o meio ambiente”, ressaltou a secretária de Educação de Aracruz, Maria Goretti Moro Gomes.
Assim como ocorre todos os anos, a Semam pretende enviar o calendário às escolas que participaram da elaboração, prefeituras do estado e aos órgãos ambientais de todo país. O concurso é promovido pela Semam, em conjunto com a Semed.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena