Coordenação da Olimpíada de Língua Portuguesa divulga textos selecionados na etapa municipal

A Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) informa que a Coordenação Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, realizou no início deste mês, a seleção municipal dos textos concorrentes, por meio da Comissão formada por professores da rede particular e pública de ensino, profissionais da área de comunicação e teatro. Após a seleção, os textos foram encaminhados para cadastramento dos alunos e professores participantes, no Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) que promove junto ao Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social, a edição 2010 da Olimpíada.
O tema central do evento, “O lugar onde vivo” foi desenvolvido em quatro gêneros textuais: poesia, crônica, memória e artigo de opinião. Foram selecionados seis poesias, uma crônica, duas memórias e um artigo de opinião. Os textos escolhidos pela Comissão passarão, além da seleção municipal, pela estadual, regional e nacional. Em Aracruz, seis escolas estaduais e onze municipais concorreram a etapa Municipal. Dentre essas, nove escolas tiveram textos classificados para concorrer na etapa Estadual que acontece até o dia 22 de outubro.
De acordo com a coordenadora municipal da Olimpíada, Cátia Rossoni, a realização do concurso contribui muito para difundir a leitura e a escrita em todos os cantos do país, além de despertar no jovem o gosto pela descoberta de um mundo totalmente inovador, por meio das leituras feitas nos diferentes tipos textuais. “Nós, enquanto rede municipal de ensino, não podemos deixar de participar de todas as iniciativas que são feitas pelo Governo Federal em prol da educação. Além disso, é importante frisar que, mesmo não tendo a adesão integral de todas as escolas do município, o material enviado pelo Ministério da Educação é de excelente qualidade”, explicou.
CONHEÇA OS CLASSIFICADOS NA FASE MUNICIPAL:
Na categoria poesia:
1º lugar – aluno da professora Lília Sepulchro dos Santos da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, tendo como suplentes os alunos das professoras Rosemara Eliette Alpoim Cuzzuol da EMEF “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”, Kelli Nunes Martinelli da EEEFM “Ermentina Leal”, Cleide Maria Mantovani do CMEB “José Mambrini”, Alessandra Regina de Almeida Bergamaschi da EMEF “Abílio Correia de Amorim” e Lílian Lopes Sepulchro Telpis da EEEFM “Aparício Alvarenga”.
Na categoria crônica:
1º lugar – aluno da professora Iamara Noeme dos Santos Portela da EMEF “Santa Cruz”.
Na categoria memórias:
1º lugar – aluno da professora Lidiane de Lima Souza Milagres da EEEFM “Primo Bitti”, tendo como suplente o aluno da professora Andressa Rocha Fernandes dos Santos do CMEB “Esther Nascimento dos Santos”.
Na categoria artigo de opinião:
1º lugar – aluno da professora Aristênia Torres Hilário Mancini Martin da EEEFM “Primo Bitti”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena