Semsa se reúne com médicos da rede municipal e destaca ações desenvolvidas no município

Destacar a importância dos serviços da Atenção Primária, abordar resultados alcançados na Saúde, por meio do trabalho realizado em equipe, os avanços da Estratégia de Saúde da Família (ESF), estreitar relações com os profissionais e destacar a proposta de Saúde do município de Aracruz. Foi com esse propósito que o prefeito Ademar Devens, o secretário de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa e demais gestores da Secretaria de Saúde (Semsa), se reuniram ontem (24), na Escola Placidino Passos, com médicos da rede municipal.
No primeiro momento, depois da apresentação dos gerentes municipais, o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa destacou que “na rede municipal de saúde pública, os moradores podem contar com profissionais qualificados e empenhados em prestar um serviço de qualidade, diferente de muitos municípios do país, além de oferecer uma das melhores remunerações do Estado”. O prefeito, em seu discurso, ressaltou que “Saúde é nossa prioridade. Reuniões como estas fortalecem o crescimento da Secretaria. Com os investimentos que estamos fazendo, a qualidade no atendimento que a nossa população tanto merece vai melhorar muito e, para isso, conto com a colaboração dos profissionais da área, para conseguirmos oferecer um tratamento mais humanizado”, frisou.
Na oportunidade, o secretário informou ainda algumas ações alcançadas pelo município, como a disponibilização gratuita aos moradores de 100% dos remédios contidos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a criação de três equipes de ESF para atender a Unidade de Saúde do bairro Guaxindiba, e a construção da própria unidade, um espaço moderno, que contemplará mais de 10 mil pessoas da região. O secretário também destacou outros trabalhos em andamento: a implantação da Comissão Permamente de Licitação (CPL), que vai dar mais agilidade aos processos de compras de produtos e serviços da Saúde, visto as grandes demandas e a urgência de alguns casos; a informatização do sistema de saúde que contará com o prontuário eletrônico do usuário, contendo todas as suas informações; construção do Complexo de Saúde do Jequitibá, que compreenderá além da Unidade de Saúde do local, o Centro de Especialidades de Aracruz e o Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara).
A doutora Gabriella Matos Pereira, médica do ESF de Barra do Riacho, trabalha na rede há um ano. “A reunião foi muito produtiva e deveria acontecer de tempos em tempos. Acho muito importante que nela sejam destacados os dados coletados nas Unidades de Saúde para, assim, sabermos como estão sendo desenvolvidos os trabalhos em todas as Unidades do município”, contou. Na ocasião, o médico do ESF da Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, doutor Geovanni Cordeiro de Souza, abordou em sua palestra o tema “Saúde: a opção de Aracruz”, destacando a implantação e evolução da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. A médica auditora da Secretaria de Saúde, doutora Gilsara Marques ministrou o tema “Regulação como sustentabilidade às redes de cuidado”, informando o que é cuidado e quais são as funções da Gestão (que englobam regulação, controle, avaliação, ouvidoria e auditoria) e seus objetivos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização