Vacinação contra H1N1 prorrogada, agora menores de cinco anos também serão imunizados

A Secretaria de Saúde de Aracruz vai ampliar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 (Gripe A) para crianças de 2 a 5 anos incompletos, que não estavam no cronograma federal. A indicação partiu de um anúncio do Ministério da Saúde, na última sexta (21). Além da inclusão dessa faixa etária, também foi prorrogada a imunização para os grupos anteriores (profissionais da saúde e população indígena; gestantes; pessoas com doenças crônicas, em especial: diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais e hematológicas, imunodepressão e grande obesidade em grau III. Também está inclusa a população de 6 meses a 2 anos incompletos (1ª e 2ª dose); a população de 20 a 29 anos; população de mais de 60 anos e gestantes que não foram vacinadas na 2ª ou na 3ª etapa e a população de 30 a 39 anos) até 2 de junho, nas 18 unidades de saúde espalhadas pelo município.
Depois dos grupos prioritários vacinados desde o início da campanha, as crianças de 2 anos até 4 anos (e onze meses) estão na faixa de maior vulnerabilidade para desenvolver complicações pela H1N1. O novo grupo começa a ser vacinado a partir desta segunda-feira (24). Em Aracruz já foram imunizadas 33.858 pessoas (68,33%), faltando 5.779 para atingir a meta de 80%, que corresponde ao total de 39.637 aracruzenses.
De acordo com o secretário, Evilasio Oliveira Costa, a meta de 80% ainda não foi atingida e a população precisa se conscientizar. “Os adultos de 20 a 39 anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos que ainda não se vacinaram têm agora mais uma oportunidade, pois a prorrogação também vale para esse grupo. Esperamos que todas as pessoas que ainda não se imunizaram procurem uma unidade de saúde”, disse. A enfermeira da vigilância epidemiológica, Daniela Okoti, alertou para a vacinação das crianças, que será feita em duas etapas. “É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina, para que o organismo da criança se acostume a uma nova vacina. Por isso, depois de tomar a primeira, elas devem voltar ao posto de saúde após 30 dias e tomar a segunda metade. Para a inclusão da nova faixa de idade, o Ministério da Saúde vai lançar mão de 10,8 milhões de doses a mais”.
Ainda segundo a enfermeira, o posto da saúde do bairro Vila Rica, na Sede, vai ficar aberto durante os fins de semana, das 7h às 16h, até o fim deste mês, para facilitar o acesso da população de 60 anos ou mais, e das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que até o momento não receberam a dose da vacina.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização