Aulas de hidroginástica auxiliam na saúde e bem estar de idosos
Toda terça e quinta-feira é dia de se exercitar na água, com as aulas de hidroginástica. Na piscina, cerca de 20 mulheres e homens idosos se alongam com movimentos leves e relaxantes que, ao final, resultam em bem estar e sorrisos.
Aos 64 anos, dona Jandira da Silva se alegra ao encontrar o grupo para realizar os exercícios. A aposentada frequenta as aulas de hidroginástica há dois anos e, segundo ela, após a sequência de movimentos dentro d’água a sensação é conforto. “Quando estou na piscina esqueço de tudo. Isso me faz sentir bem e ajuda a relaxar”, comentou.
As aulas são oferecidas de forma gratuita para pessoas da terceira idade que são cadastradas no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) da Prefeitura de Aracruz. Segundo o educador físico João Galo, a hidroginástica atua justamente no bem estar dos idosos já que os movimentos feitos dentro da água amenizam os impactos do alongamento.
“Muitos possuem problemas de articulação e pressão e os movimentos feitos dentro da água fortalecem a musculatura e evitam lesões nos joelhos ou coluna, por exemplo”, explicou o professor.
Márcia Barreto, de 64 anos, sabe bem sobre os benefícios da hidroginástica. Ela conta que raramente sentiu dores durante os nove anos que tem participado das aulas. “Os exercícios fazem muito bem para a saúde e nesse tempo que venho para cá não tive nenhum problema de coluna, porque estou sempre me movimentando”, frisou.
Conheça o CCI
O Centro de Convivência do Idoso é um espaço público da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para toda a população com idade igual e/ou superior a 60 anos do município de Aracruz.
Possui o objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social por meio de intervenções pautadas nas características, interesses e demandas da faixa etária e considera que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora