Abordagem e atendimento social para população de rua
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), oferece todo atendimento necessário para garantir a cidadania da população de rua do município de Aracruz.
Por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social, pessoas em situação de rua têm acesso a benefícios do Governo Federal, são encaminhadas para exames e consultas, retiradas de 1ª ou 2ª via de documentos pessoais, acesso ao banheiro público, participam de palestras educativas e, em alguns casos, são contemplados com auxílio passagem para retornarem à família.
Abordagem Social
O mapeamento da população de rua é realizado pela equipe de Abordagem Social do CREAS que, semanalmente, visita os locais que se concentram essas pessoas. “A gente faz o cadastro para identificar de que cidade ela veio e porque está na rua. A partir desse mapeamento, encaminhamos a pessoa para os serviços necessários, como emissão de 2ª vida de documentos ou transporte”, explica a assistente social, Simone Braga.
A equipe de Abordagem Social do CREAS realiza em média 30 atendimentos por mês. Desde 2011, 719 pessoas foram cadastradas no sistema. Atualmente, 11 pessoas em situação de rua são acompanhadas pelo serviço; as demais pessoas, consideradas migrantes, retornaram à cidade de origem, após contato com a família.
Atendimento Social
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social a população de rua recebe o atendimento necessário, retiram o Kit Higiene (pasta e escova de dente, sabonete, toalha de banho e chinelo) e também participam de palestras educativas.
Além disso, a pessoa em situação de rua, após regulamentar a documentação básica, é registrada no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. “Toda pessoa em situação vulnerável ou de extrema pobreza, tem direito de ser cadastrada no Cadastro Único e ser beneficiado com o Bolsa Família. E, como a população de rua não possui renda, são grupos prioritários para serem inseridos no cadastro único”, esclarece a assistente social.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDS), nove pessoas em situação de rua estão cadastradas no programa e recebem 85 reais mensais, através do governo federal.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental