Capacitação orienta sobre parcerias entre Poder Público e Organizações não Governamentais
De que forma o Poder Público deve se relacionar com organizações não governamentais? Essa foi a pergunta que conduziu a Capacitação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que aconteceu no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Aracruz, esta semana.
As atividades, que aconteceram durante três dias, tiveram o objetivo de passar noções sobre o novo marco regulatório, trazido pela Lei 13.019/2014, que trata das parcerias entre as OSCs (como associações, cooperativas, organizações religiosas, federações e fundações) com a administração pública.
Mais transparência
De acordo com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) a nova legislação, que passou a vigorar para os municípios em janeiro deste ano, trás mais transparência no repasse e na gestão de recursos públicos.
Essa parceria, que até então era realizada por meio de convênios, passa a ser feita através de novos instrumentos, como, por exemplo, termo de colaboração ou termo de fomento e acordo de cooperação.
Cerca de 60 pessoas participaram do ciclo de palestras e oficinas práticas
O público, composto por gestores, servidores municipais, dirigentes e funcionários das Organizações da Sociedade Civil, ouviu e debateu sobre como se organiza o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Os participantes também acompanharam palestras com os temas: “Princípios, fundamentos, direito e legislação aplicada às organizações da sociedade civil e suas relações com o estado”, e “Colaboração e fomento: Do planejamento a prestação de contas.”
A Capacitação do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil aconteceu entre os dias 30 de maio e 01 junho. O evento foi promovido pela Esesp, com parceria da Prefeitura de Aracruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos