Amigos da Água: mutirão ajuda recuperar nascentes na aldeia Pau Brasil

Um trabalho coletivo em favor do meio ambiente uniu estudantes, comunidade indígena e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura na recuperação de duas nascentes localizadas na aldeia de Pau Brasil, neste último sábado, 27. Os trabalhos envolveram o cercamento das áreas e também reflorestamento.
Cerca de 80 pessoas participaram do mutirão. Entre os voluntários estavam estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Escola Estadual Monsenhor Guilherme Schmitz e alunos do curso de direito da FAACZ, além de moradores da comunidade tradicional, representantes da Associação Indígena Tupiniquim da Aldeia de Pau Brasil e a equipe técnica da Semag.
As atividades tiveram início pela manhã. Enquanto uns cavavam os buracos, outros realizavam o estaqueamento. Logo as cabeceiras foram cercadas em torno dos 240 metros de área, na qual cada uma possui. Os voluntários também foram presenteados com um almoço especial, preparado pela comunidade tupiniquim.
Reflorestamento com plantas nativas
O Pau Brasil, a Paineira, Ipê e Pitanga são algumas das espécies de árvores que já foram plantadas durante o mutirão na Aldeia Indígena Pau Brasil. As mudas, oriundas do viveiro da Secretaria de Agricultura, serão importantes para manter a região das nascentes conservada.
De acordo com a equipe técnica da Semag, o reflorestamento vai ajudar a conter o assoreamento e também a aumentar a infiltração de água da chuva no lençol freático.
Aldeia de Areal também realiza mutirão
Na aldeia indígena de Areal um mutirão, realizado com apoio do Programa de Sustentabilidade Tupi-Guarani da Fibria, também ajudou no cercamento de nascentes. A ação aconteceu no sábado, 27. Os participantes auxiliaram na abertura das covas e encaixe das estacas.
Cinco aldeias indígenas terão nascentes protegidas
Além das cinqüenta e cinco propriedades rurais que terão nascentes protegidas por meio do projeto Amigos da Água, cinco aldeias indígenas das etnias Tupiniquim e Guarani vão receber materiais para isolamento do local onde se inicia o percurso da água.
O projeto Amigos da Água é idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Peroá , Forest Meio Ambiente e Fundação Banco do Brasil.
Confira outros momentos do mutirão:
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos