Teatro e oficina de desenho conscientizam população sobre exploração sexual de crianças e adolescentes
Teatro, desenhos, brincadeiras e conscientização. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começou animado na Praça São João Batista, no centro da cidade. Equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) levaram para a praça atividades que visam conscientizar a população sobre esse tipo de violência.
Panfletos eram distribuídos enquanto crianças se divertiam no pula-pula, ou então soltavam a imaginação durante a oficina de desenho. A ação, que aconteceu durante toda quinta-feira, 18, teve o objetivo de alertar a população sobre a Exploração Sexual envolvendo Crianças e Adolescentes.
“É preciso relembrar sempre esse tema para que ele seja expurgado da nossa sociedade”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos, durante o discurso de abertura.
De olho nos sinais de abuso
De acordo com a Semds, é fundamental que seja observado o comportamento de crianças e adolescentes. Uma mudança brusca no modo de agir pode ser um sinal de alerta. Veja alguns indícios que ajudam a identificar vítimas da exploração sexual:
- Queda no rendimento escolar
- Medo de adultos
- Agressividade em excesso
- Depressão
- Medo de sair na rua
- Baixa autoestima
Como denunciar
Qualquer prática de abuso ou violência sexual podem ser denunciadas de forma sigilosa, através do Disque 100, Conselho Tutelar de Aracruz ou na delegacia de crianças e adolescentes. Violência sexual é crime.
Confira os telefones para denúncia:
Conselho Tutelar – Sede: 27 3270 7442/ 9 9852 7537
Conselho Tutelar – Orla: 27 3270 7441
Delegacia: 27 3270 7090
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos