Aracruz reúne proposta para enviar à Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no CISA, a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. O evento teve como tema a “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. O objetivo foi propor argumentos e diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Durante o encontro, que aconteceu em seção aberta na reunião do Conselho de Saúde, foram abordados os principais eixos sobre a saúde da mulher e escolhidos os representantes do município para as etapas regionais e nacional. Na conferência foi eleito um conjunto de possíveis delegados com direito a voto.
Na ocasião foi discutido o eixo principal: “A implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM) e as políticas de equidade das populações”.
Dentro dos princípios e diretrizes do PNAISM, as mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do SUS, expostas a padrões distintos de sofrimento, adoecimento e morte, em função da organização social das relações de gênero, considerando as diversidade e especificidades da mulher brasileira.
“A conferência precisa reforçar a saúde integral e pública como um direito e a equidade como uma ferramenta para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, destacou o Secretário de Saúde, Luis Claudio Souto.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos