Secretaria de Educação retoma atividades do “Jogo de Xadrez nas Escolas”

No início do mês de março, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz retomou as atividades do Jogo de Xadrez nas Escolas, e a primeira instituição de ensino a ser contemplada foi a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, com aulas ministradas pelo professor Alessandro Camporêz, que há muito tempo tem se dedicado ao trabalho com xadrez no município. Ele conta com uma extensão de carga horária de dez horas para poder ensinar os alunos.
Esse trabalho teve uma iniciação em sala de aula tendo como público-alvo alunos do 6º ano, com uma carga horária de seis aulas, atingindo aproximadamente 60 alunos. Um outro treinamento, nível dois, acontece no contra turno, com alunos do 6º ano e 9º, e carga horária de três aulas.
De acordo com a diretora Penha Casotti Flores, atualmente muito tem se falado da importância do jogo de xadrez nas escolas. “Esse jogo tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-o a pensar e consequentemente amadurecê-la. Por meio desse jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e pensar”, explica.
Penha também disse que o benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e derrota, além de conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro.
Todo esse trabalho visa a preparação dos alunos para a participação do Circuito Estadual de Xadrez Rápido (CERAP) e também para a participação no Circuito Municipal de Xadrex (CIMEX) que ocorrerá a cada 30 dias a partir de março.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos