Educação: Alunos da rede municipal de Aracruz são destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Municipais

Em 2016, os estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país e conta com a participação de mais de 17 milhões de estudantes. A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), e é promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e aprimorar o conhecimento matemático.
Neste ano, os estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, Arthur Coser chagas - 6ºC, Debora Cristina Pedro Fagundes 7ºC e Ariane Pimentel de Souza - 8ºB receberam a premiação de Nível 1 – Menção Honrosa e o aluno Gabriel da Cruz Aiolfi - 8ºA recebeu a de Nível 2 – Medalha de Bronze.
Os alunos premiados na OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr em 2017.
A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos que participaram, os estudantes destaques e todo o trabalho realizado pela equipe escolar.
OBMEP
A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. A partir de 2012, esse critério mudou. Os alunos de escolas chamadas de seletivas - aquelas que possuem um critério de seleção para ingresso- disputam apenas 20% das medalhas de ouro do 6º ao 9º ano e 50% no ensino médio. Os restantes 80% e 50% (respectivamente) são como cotas reservadas às escolas que não fazem seleção alguma para admissão. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
A Olimpíada é voltada para a escola pública, seus estudantes e professores e tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
![]() |
||
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade