Dengue: apresentou sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima

A Dengue é uma doença viral, febril e aguda que se não tratada adequadamente pode MATAR.
Os principais sintomas da Dengue são Febre, cefaléia, dor nos olhos, mialgia (dor no corpo), dor nas articulações, prostração e exantema.
Qualquer paciente com Febre e pelo menos dois dos sintomas acima é considerado suspeito da doença e deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para receber atendimento e ser notificado.
A Dengue pode evoluir para um quadro hemorrágico, com sinais de alerta que são dores abdominais, vômitos, sangramentos, sede excessiva, perda de consciência dentre outros e se não tratada adequadamente pode levar o paciente a morte.
A notificação é uma ficha que deve ser preenchida com dados dos pacientes (nome, endereço, Telefone) e os seus sintomas. É através dessa informação que vai ser desencadeado as ações de controle do vetor da dengue como a aplicação de inseticida com a Bomba Costal e dependendo do número de suspeitos a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê).
É extremamente importante que todo paciente suspeito de Dengue seja NOTIFICADO De 7 a 10 dias após ter tido início dos sintomas deve ser colhido a sorologia, que é o exame exclusivo da Dengue, é através dele que você vai saber se realmente teve Dengue. A coleta é realizada nas Unidades de Saúde de Referência que são Barra do Riacho, Jacupemba e Guaxindiba e o laboratório que fica na Unidade do Vila Rica. O resultado da sorologia é importante para desencadear ações como a liberação do Carro de UBV (Antigo Fumacê), pois o mesmo só é liberado quando comprovamos os casos positivos.
Qualquer dúvida ou denúncia referente a Dengue pode ser realizada através da ouvidoria municipal (0800-283-9263) ou da Vigilância Epidemiológica (3270-7411).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade