Secretaria de Saúde faz alerta quanto ao alto índice de infestação do Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz por meio do Centro de Controle de Zoonoses realizou neste último mês de outubro o LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – realizado de forma amostral para estabelecer o Índice de Infestação no município, que é a relação entre imóveis inspecionados e imóveis positivos (com foco).
Neste levantamento ficou constatado que Índice de Infestação está em 4,3%, indicando o um alto risco para a transmissão das doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Esse valor representa que atualmente há uma alta concentração de mosquito Aedes aegypti em Aracruz. Diante dessa realidade é necessário que todos os moradores colaborem e tomem alguns cuidados para eliminar esse vetor.
O maior número de focos foi encontrado em reservatórios de água a nível do solo, que foram utilizados para armazenamento de água. É necessário sempre lavar esses depósitos com uma bucha ou escova a fim de eliminar os ovos do mosquito. Também é importante que o morador elimine ou vede todos os depósitos que possam armazenar água em seu quintal e em sua residência, a fim de evitar a proliferação do mosquito e consequentemente, o desencadeamento de uma epidemia.
A Secretaria de Saúde continua o seu trabalho de rotina no controle do vetor com as visitas domiciliares, bloqueio de casos, visitas de pontos estratégicos, armadilhas entre outros a fim de realizar o trabalho preventivo para eliminação de focos e criadouros.
Maiores informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses – 3270-7480, no Site da PMA no formulário Eletrônico do Programa de Controle da Dengue.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade