O tema Dependência Química foi abordado em mais uma reunião com lideranças religiosas
.jpg)
Aconteceu hoje (06) pela manhã, no auditório do Cisa em Aracruz, um encontro entre o Prefeito e lideranças religiosas do município, que seguiu o mesmo tema da reunião passada, “Dependência Química”. O assunto foi discutido entre representantes das Secretarias de Saúde (Semsa) e Desenvolvimento Social (Semds), representantes da Polícia Militar, do Conselho Tutelar Municipal e líderes religiosos que apresentaram suas propostas e projetos durante o encontro.
A assistente social da secretaria de saúde, Sandra Musso, explicou como funciona o Programa de Saúde Mental e seu efeito positivo na comunidade. Para o tratamento estão disponíveis na Unidade de Saúde do Vila Rica: dois psiquiatras, uma enfermeira, uma assistente social, uma psicóloga e uma auxiliar que fazem o atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. “Outras unidades podem fazer o encaminhamento de pacientes para nossa equipe que fará uma triagem, conhecer o convívio familiar desse dependente e posteriormente se dará o início do tratamento ambulatorial. Musso explicou também que a internação desses pacientes ainda não é disponibilizada pelo Estado, porém a construção do centro de tratamento no município já está em andamento, a prefeitura já disponibilizou a área e está aguardando a liberação do projeto arquitetônico do Estado.
O representante da Polícia Militar em Aracruz, Major Lube, disse da sua satisfação em ver essa mobilização acontecer para a discussão e debate de um tema tão importante para comunidade. “A PM entende que só repressão não resolve o problema. Precisamos fazer uma 'rede de proteção' com nossas forças e ações, o PROERD, por exemplo, tem nos dado muito suporte na prevenção e no combate às drogas”, destacou. O pastor Antônio Carlos também esteve presente para falar de sua iniciativa com o Instituto Social Pastor, em Praia Formosa, que funciona há um ano e hoje está com seis internos, além de contar com uma assistente social e um médico psiquiatra. “O mais difícil no tratamento é quando a crise de abstinência bate, é preciso dar suporte às famílias na hora que elas forem receber seus filhos para que elas possam estar preparadas. A família é o alicerce desses jovens", destacou.
A senhora Laurinha Marques de Salles é a fundadora do Projeto Vida e Esperança em Jacupemba e disse que em cinco anos mais de 2.000 jovens passaram por lá e hoje conta com 20 internos. “O vício tem se multiplicado muito mais rápido do que as providências tomadas, é preciso tomar decisões efetivas para esse problema”, afirmou. Segundo a secretária de desenvolvimento social, Ilza Fernandes, é necessário ter mais ações voluntárias. “O poder público não consegue resolver esse problema sozinho, sem a ajuda da comunidade. É preciso fazer o bem ao próximo”, ressaltou.
Para a Conselheira Tutelar, Rosemere Falquete, a maior preocupação da entidade são os filhos dos usuários de drogas. "A criança não pode viver em um ambiente com dependentes químicos. A ideia é que os agentes de saúde junto aos agentes comunitários possam identificar essas famílias para que o trabalho possa ser realizado com mais eficiência”, frisou.
O prefeito de Aracruz ouviu as propostas dos projetos apresentados pelas lideranças presentes e pediu para o tema continuar em discussão na próxima reunião no dia 01 de dezembro. “É um tema que precisa ser tratado com muita atenção pela sociedade. Através do nosso empenho vamos conseguir mudar essa realidade”, concluiu. No próximo encontro cada líder terá de 10 a 15 minutos para apresentação do projeto.
PRÓXIMA REUNIÃO
01 de dezembro
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária