Obras do Complexo de Saúde no antigo CSU estão a todo vapor: CREARA, PSF e Centro de Especialidades

As obras do complexo de Saúde no bairro Jequitibá, continuam no ritmo previsto. A obra, que tem parceria com o Governo do Estado foi orçada em quase R$ 5 milhões. Só no térreo, o complexo terá 2,4 mil metros quadrados para abrigar o Centro de Reabilitação de Aracruz (CREARA), que vai migrar do Centro da cidade. No novo CREARA, o atendimento ao paciente neurológico, com problemas respiratórios ou traumas ortopédicos será otimizado e direto com o fisioterapeuta. Com aparelhos modernizados, o centro vai ter piscina para hidroterapia de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e politraumatizados, além de uma área com pisos diversificados (areia e gramado) para adaptação gradual de movimentos lesionados das pernas.
O complexo de Saúde, está sendo construído no local do antigo Centro Social Urbano (CSU) e vai ocupar uma área total de 5 mil metros quadrados, divididas em três pavimentos. O investimento está com 42% das obras concluídas e a previsão de entrega da obra é de 360 dias. Segundo o prefeito, Ademar Devens, com estas obras a comunidade aracruzense poderá ter mais saúde. “A nossa prioridade é a saúde, a educação e a geração de renda, porque acreditamos que sem saúde, educação e trabalho o povo não tem chances de crescer com dignidade, de ter dias melhores”, destacou o prefeito. Vale ressaltar que a prefeitura já investiu aproximadamente dez milhões entre obras e aquisição de equipamentos e veículos, na área de saúde no município.
O Centro de Especialidades de Aracruz, no segundo pavimento, vai atender exclusivamente os pacientes encaminhados pelo médico generalista. Com 1,2 mil metros quadrados, 27 consultórios, fraldário, laboratório e capela fluxo laminar (para manipulação de medicamentos), a estrutura vai tratar separadamente os programas de tuberculose, DST/AIDS, hanseníase e diabetes. Já o terceiro pavimento vai abrigar a nova Unidade de Saúde do bairro Jequitibá, com três equipes de PSF, que hoje funciona em local alugado. A US terá 1,2 mil metros quadrados.
Além das atividades desenvolvidas no salão, o Centro de Convivência terá piscina térmica para a prática de hidroginástica, com acompanhamento médico e avaliação física. As instalações vão ter a construção acompanhada pelo Conselho Municipal da Pessoa idosa, para garantir acessibilidade completa (com rampas e corrimões) ao ingresso do idoso com problemas na locomoção. O local terá capacidade para 300 pessoas, com atendimento profissional de serviço social e psicólogo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Mayara Alvarenga - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / mayaraalvarenga@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana