Aracruz está entre as 19 cidades do Estado em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal
.jpg)
Num cenário em que o governo federal se esforça para acertar as contas e não incorrer em crime de responsabilidade fiscal, dados do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) mostram que 17 dos 78 municípios capixabas gastaram mais do que é permitido por lei para bancar servidores este ano.
Isso porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite que a despesa com pessoal para os municípios seja de, no máximo, 54% da receita corrente líquida (RCL). No caso mais grave, em Água Doce do Norte, no noroeste do Estado, os gastos com folha de pagamento já alcançaram 67,9% do caixa do município no segundo quadrimestre deste ano.
A situação atual torna-se ainda mais preocupante porque o limite legal da LRF nunca havia sido ultrapassado por um número tão expressivo de municípios do Estado, desde que a lei começou a ser aplicada, no ano 2000, de acordo com o Tribunal de Contas.
Outras cidades receberam recomendação de prudência por estarem se aproximando deste percentual. Dezoito municípios ultrapassaram o limite de alerta, que é de 48,6%, e 24 já se encontram em situação crítica, acima do limite prudencial, que é 51,3%.
Queda
Este ano, o TC-ES também emitiu um número significativo de alertas por descumprimento da meta de arrecadação – isso acontece quando a entrada de receita fica abaixo do que foi indicado nas leis orçamentárias de cada prefeitura.
Além do fato do gasto com pessoal ter sempre um crescimento vegetativo, a diminuição das receitas dos municípios, principalmente por cortes nas transferências federais e estaduais, é que provocaram esta conjuntura.
Ao atingir o limite de despesas com pessoal estabelecido por lei, as prefeituras sofrem diversas vedações para não criarem novos gastos, e precisam eliminar o percentual excedente cortando pessoal.
Fonte: G1
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação