Secretaria de Saúde dá continuidade à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Durante os dias 21 a 23 de outubro, a secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz deu início a uma importante estratégia para intensificar a identificação e tratamento precoce de casos das doenças Hanseníase, Verminoses e Tracoma, reduzindo o risco de transmissão. A campanha foi realizada em seis diferentes escolas municipais, tanto no período matutino quanto no período vespertino.
Para dar continuidade às atividades e assim atingir 100% dos escolares da faixa de 5 a 14 anos, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde já estão se empenhando e levantando informações junto às escolas para a realização das mesmas, como listagem dos alunos e as autorizações/termo de recusa.
Todas as escolas com alunos na referida faixa etária serão visitadas a fim de identificar os casos suspeitos de hanseníase e tratar os casos de tracoma para reduzir a carga parasitária de geo-helmintos.
Em relação a Hanseníase será distribuído uma ficha de auto imagem para o Aauno levar para casa e junto com os pais avaliarem toda a sua pele e identifica a existência de alguma mancha. O aluno devolverá o cartão na escola que encaminhará para a Vigilância Epidemiológica e a será realizado contato para avaliação caso necessário.
Em casos de Geo-hemiltíase, o Ministério preconiza o tratamento como forma de redução da incidência parasitária. Dessa forma, se os alunos não trouxerem o “Termo de Recusa”, eles receberão uma dose única da medicação no dia da campanha.
Já sobre o Tracoma, os alunos serão avaliados por profissionais de saúde a fim de identificar a existência da Doença. Os casos identificados serão acompanhados pela Unidade de Saúde para tratamento. As escolas devem encaminhar o “Termo de Recusa” aos pais, pois o exame da criança somente será realizado se ela não apresentar o termo assinado.
Casos positivos de Tracoma
Nos municípios da Região Central do estado que tiveram o trabalho realizado, todos tiveram casos positivos de Tracoma. Por isso é importante que o trabalho possa ser desenvolvido dentro de sua plenitude, pois é trata-se de uma doença silenciosa que pode levar à cegueira.
Relação de escolas
Segue abaixo a atual relação de escolas que receberão os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e suas respectivas datas:
11/11 - EMEF Euripedes N. Loureiro
13/11 - EMEF Samuel Costa
17/11 - CMEB Profª Maria Luiza Devens
16/11 - EMEF Marechal Costa e Silva
20/11 - EMEF Abílio C. de Amorim
24/11 - CMEB Honório Nunes
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação