Nova sede da Central Integrada de Videomonitoramento é inaugurada

O prefeito Marcelo Coelho participou da inauguração da nova Central de Videomonitoramento de Aracruz, que passa a funcionar agora em novo espaço e com equipamentos de última geração para monitorar as imagens das ruas do município. O evento aconteceu na última terça-feira (10/11), na sede da Prefeitura, no bairro Morobá, no anexo onde funcionará a nova central e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).
Além do prefeito, várias autoridades estiveram presentes como o presidente do Estaleiro Jurong Altaf Hossain, o delegado chefe da Policia civil de Aracruz Dr. Antônio Coutinho, o Comandante do 5º batalhão de Aracruz Tenente Cel Lube, vereadores Paulo Neres e Ervaldo Índio e lideranças comunitárias
A Central Integrada de Videomonitoramento de Aracruz funciona durante 24 horas, de segunda a segunda, com a equipe operacional formada por 06 (seis) Operadores e 01 (um) Supervisor de Turno que monitoram 64 Câmeras, sendo que dessas, 24 foram contratadas pelo Município com recursos próprios e 40 vieram do Governo do Estado, através do programa Olho Digital.
O local de instalação das câmeras foi definido a partir do mapa da violência e seguiu critérios como maior concentração de pessoas e necessidades das comunidades. O investimento teve a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.
O prefeito de Aracruz Marcelo Coelho acreditou que era possível Aracruz possuir uma estrutura desse porte que pudesse atender aos anseios da comunidade e com o apoio do Secretário de Administração, Eidmilson Gambarti e toda equipe de trabalho, esse projeto pode ser concretizado, bem como o importante apoio do Estaleiro Jurong de Aracruz – EJA.
A Central Integrada de Videomonitoramento é ligada à STI/SEMAD e tema sua equipe administrativa formada pelo Secretário de Administração e RH Eidimilson Gambadi, Subsecretário Higor Bandeira da Silva, Gerente Jadilson Nunes Fraga e Coordenador de Videomonitoramento Nelson Bergue de Almeida.
A Central constitui numa importante ferramenta para as forças de segurança no combate ao crime, uma vez que se torna o olho do poder público em locais pouco atingíveis pelas Polícias Militar e Civil, além da própria sociedade.
Ocorrências Policiais
O serviço de videoconferência teve início em 2012, nas dependências do 5 Batalhão, com 12 câmeras, cedidas pela Prefeitura. Com os ótimos resultados da parceria com a Polícia Militar, na contenção da criminalidade, os serviços foram ampliados por meio de convênio com o Programa Olho Digital do Governo Estadual.
Entre dezembro de 2014, até outubro de 2015, a equipe de videomonitoramento registrou 460 ocorrências, sendo 45% tráfico de drogas, 13% acidentes de trânsito, 5,2 % brigas e atentado ao pudor 1,2%. Nesse período foram feitos 93 atendimentos às polícias civil e militar.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação