Segurança Pública: Prefeitura de Aracruz inaugura nova Central de Videomonitoramento

A Central de Videomonitoramento de Aracruz vai funcionar agora em novo espaço e com equipamentos de última geração para monitorar as imagens das ruas do município. A inauguração vai acontecer na próxima terça-feira (10/11), na sede da Prefeitura, no bairro Morobá, no anexo onde funcionará a nova central e o Setor de Tecnologia da Informação (STI).
A adequação do espaço físico teve início em 2014, pois o setor funcionava em uma sala no centro da cidade, sem as condições adequadas para a especificidade para esse tipo de serviço. A nova sede foi construída com o apoio da empresa Jurong, oferecendo mais conforto e segurança para os operadores, além de proporcionar uma melhora na logística por estar próxima ao Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, que passa também a funcionar no mesmo prédio.
Aracruz conta com 64 câmeras de videomonitoramento nas ruas, sendo 24 alugadas com recurso próprio e 40 oriundas de Convênio do Programa Olho Digital do Governo Estadual. Os equipamentos são importantes no apoio ao trabalho de policiamento ostensivo, além de auxiliar na identificação de conflitos e demandas por agentes de trânsito.
O trabalho é desenvolvido por cinco equipes de seis operadores e um supervisor, trabalhando 24 horas, nos sete dias da semana. Os operadores são capacitados em segurança pública a fim de prestar serviços de qualidade à população. Em caso de ocorrências, como acidentes de trânsito e assaltos, o cidadão poderá buscar informações junto à Central de Videomonitoramento.
As imagens são cedidas principalmente aos órgãos policiais, porém, elas poderão ser concedidas para particulares, caso a vítima queira identificar uma placa de veículo ou um suspeito, por exemplo.“Para solicitar acesso às imagens é necessário a abertura de um protocolo formal na Casa do Cidadão, além de informar o endereço, a data e o horário da ocorrência”, explica o Gerente de Segurança Pública da Prefeitura, Jadilson Nunes Fraga.
O gerente conta que o local de instalação das câmeras foi definido a partir do mapa da violência apresentado por autoridades policiais e seguiu critérios como maior concentração de pessoas e necessidades das comunidades. O investimento teve a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.
Ocorrências Policiais
O serviço de videoconferência teve início em 2012, nas dependências do 5º Batalhão, com 12 câmeras, cedidas pela Prefeitura. Com os ótimos resultados da parceria com a Polícia Militar, na contenção da criminalidade, os serviços foram ampliados por meio de convênio com o Programa Olho Digital do Governo Estadual.
Entre dezembro de 2014, até outubro de 2015, a equipe de videomonitoramento registrou 460 ocorrências, sendo 45% tráfico de drogas, 13% acidentes de trânsito, 5,2 % brigas e atentado ao pudor 1,2%. Nesse período foram feitos 93 atendimentos às polícias civil e militar.
O programa é importante, mas não é a solução milagrosa para os problemas de segurança. Segundo Jadilson, trata-se de uma ferramenta de apoio ao trabalho policial, potencializando as ações de vigilância. “O sistema funciona como uma importante ferramenta de apoio ao policiamento, que agrega tecnologia e modernidade”, destaca o gerente.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação