Moradores da Aldeia Caieiras Velha vão receber palestra sobre Cadastro Único e Bolsa Família
A coordenadora municipal do programa Bolsa Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidina Ramos Morais, fará uma palestra sobre o Bolsa Família e o Cadastro Único, nesta terça-feira (05/08), a partir das 9h, na Associação Indígena Tupinikim Guarani. Podem participar do evento além dos moradores da Aldeia, os beneficiários dos programas ou os interessados em conhecer as vantagens deles.
Trata-se de uma oportunidade única para tirar todas as dúvidas a respeito do tema e saber quem pode receber o amparo e como procurar os direitos. Os participantes do evento devem levar CPF ou o Cartão do Bolsa Família.
Cidina informou que os interessados terão acesso a uma palestra informativa sobre o Cadastro Único, que na verdade é um banco de dados criado para o Governo Federal saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras mais pobres. É por meio dele que o governo consegue entender quais são as principais dificuldades que as famílias enfrentam e como ajudar a melhorar as condições de vida delas.
No Cadastro Único há dados sobre renda, tipo de moradia, escolaridade, idade e outros. O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma mudança na situação da família. Podem ser cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo mensal por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda total por mês.
“Para uma família ser beneficiada por programas como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Telefone Popular, entre outros, ela deve estar inscrita no Cadastro Único”, explicou Cidina. Ela alertou a importância de saber que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nestes programas, pois cada um deles tem suas regras. “Essas dúvidas e outras que causam mal entendidos serão sanadas na palestra”, avisou.
A palestra vai também tratar sobre o Bolsa Família o mais conhecido programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele integra o Plano Brasil Sem Miséria, cujo foco são os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
Em Aracruz, 4.641 famílias têm direito ao benefício e recebem em média R$ 136,99.
Serviço:
Palestra informativa sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família.
Data: terça-feira (05/08)
Local: Associação Indígena Tupinikim Guarani
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana da Agricultura e Sustentabilidade começa com capacitações em comunidades
- Ipasma conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos