Moradores de Santa Cruz discutem previamente decisão histórica da ocupação da Casa de Câmara e Cadeia
Na noite desta segunda-feira (09), o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, e demais autoridades reuniram-se com os moradores de Santa Cruz, no restaurante Travessia, para discutirem a melhor utilização da Casa de Câmara e Cadeia, que já está com as obras de restauro iniciadas pelo Instituto de Ação Social e Cultural Sincades.
Na ocasião, o secretário de Turismo e Cultura, Helder Tabosa Delfino, apresentou aos moradores a sugestão de ocupar o espaço com a criação do museu das etnias. A proposta é ampliar os atrativos aos turistas e valorizar a riqueza histórica que a comunidade apresentou no passado. “Santa Cruz foi o berço da imigração italiana que por aqui chegaram; Também da mão de obra escrava utilizada e os indígenas que aqui já habitavam. É preciso resgatar e valorizar essa história. Para isso, além do acervo que a Prefeitura já dispõe, sabemos do incalculável número de peças e obras históricas que as famílias detêm. Poderíamos então fazer um termo de compromisso, de comodato, para que possamos cuidar e ilustrar essa história. Se assim for decidido, conseguiremos inaugurá-lo em dezembro”, explicou.
O prefeito Marcelo Coelho destacou a importância da participação de todos da comunidade nessa decisão. “É importante a participação de todos neste momento histórico, pois há mais de 10 anos, o interesse para ocupação pelos moradores era com uma biblioteca. E essa conquista é de vocês, por isso cabe a todos a decisão. Entretanto, enfatizo que é importante observar as peculiaridades e características históricas e físicas do local, mas o que decidirem, será acatado”, pontuou.
A comunidade pontuou ainda sobre a construção de um anexo, que abrigará um auditório de 45 lugares, banheiros e uma lanchonete. Os moradores sugeriram que no espaço fossem realizadas oficinas e outras atividades junto à comunidade, e que abrigassem a tão sonhada biblioteca multimídia. A construção do anexo ainda não foi prevista e está orçada em 600 mil reais, inicialmente.
Para que a população tenha tempo para analisar as propostas e legitimar a decisão histórica, uma audiência pública foi marcada para o dia 18 de junho (quarta-feira), às 19 horas, no auditório do restaurante Travessia.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Marcelo Rebelo
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025