31 enfermeiros do PSF são capacitados na Rede Cegonha
A Secretaria Municipal de Saúde capacitou nesta quarta-feira (30), 31 enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) na Rede Cegonha. Quem ministrou o curso foi a técnica do Ministério da Saúde, Wânia Trindade, no auditório do Cisa de 9h às 16h. O objetivo é qualificar os profissionais responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez.
De acordo com a palestrante, um pré-natal qualificado possibilita: evitar a peregrinação da gestante, diminuir o índice de gestações de risco pelo não reconhecimento de alguma doença; transmitir as devidas orientações às gestantes e seus companheiros. “O Programa Rede Cegonha aborda um protocolo único e também trata a mulher de forma única, por isso a importância da atualização dos servidores da área”, ressaltou Wânia.
Para a enfermeira Simony Bresciani, que está em gestação, a reciclagem é importante porque, muitas vezes o profissional está na área há bastante tempo e nem sempre é possível acompanhar as mudanças. Já para o colega de profissão, Bruno Manhone Guimarães, esse curso é uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos e discutir as dúvidas existentes.
Rede Cegonha
Lançado em março de 2011 pelo Governo Federal, a Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.
Conforme as diretrizes gerais e operacionais do projeto, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A partir da confirmação, ficam garantidas pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. Sobre o local onde será realizado o parto, a gestante será vinculada desde o pré-natal à maternidade onde será realizado o parto.
A Rede Cegonha prevê ainda a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério, bem como a criação de estruturas de assistência, como a Casa da Gestante e a Casa do Bebê, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Christiano Mattos
Email: comunicacao@aracruz.es.gov.br
Tel. (27) 3296-4567
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025