Semam realiza primeira reunião para formar conselho do Piraquê-açu e proteger bacia Aracruzense
Foi dado o primeiro passo para reforçar a fiscalização do manguezal no rio Piraquê-açu, dessa vez com integração da comunidade pesqueira e vários órgãos ambientais. A reunião que definiu a participação integrada de entidades e sociedade civil organizada aconteceu na manhã do último sábado (18), no camping da localidade da Balsa (Santa Cruz), e fomentou a formação de um comitê para ajudar os agentes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), da Prefeitura de Aracruz, que já atua no mangue com auxílio da Polícia Ambiental e do IBAMA.
Em pauta, a formação de um conselho ajudaria a regularizar práticas prejudiciais ao uso responsável do rio e fazer cumprir a legislação, como evitar a presença de embarcações na foz do Piraquê-açu, orientar para utilização de jet-ski e lanchas, combater a pesca predatória e informar sobre o período de defeso do caranguejo-uçá. Autoridades municipais, representantes das comunidades pesqueiras, conselhos e associações de meio ambiente concordaram em concluir a reunião com a formação de um “Conselho Gestor de Fiscalização Comunitária e Colaboradores da Bacia do Rio Piraquê-açu”. O segundo passo agora é angariar membros representativos ao conselho para agendar posteriores reuniões e colocar os ideais ambientalistas de sustentabilidade em prática.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz - Rodrigo Bernardo - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rodrigovincit@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz