Aracruz vai realizar a I Conferência de Educação Escolar Indígena Guarani e Tupinikim
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz em parceria com as comunidades indígenas do município vão realizar no dia 08 de maio, na aldeia Caieiras Velha em Santa Cruz, a 1ª Conferência de Educação Escolar Indígena Guarani e Tupinikim. A conferência tem como objetivo discutir os principais tópicos e apontar rumos para o desenvolvimento e a melhoria da educação escolar indígena. Em Aracruz existem na rede pública de ensino municipal 747 alunos na educação indígena, distribuídos em 7 escolas.
De acordo com a secretária de educação, Marilza Furieri, o objetivo da conferência é elaborar diretrizes e resoluções para serem compartilhadas com as comunidades indígenas do município, por isso foi formada uma comissão organizadora para pontuar as necessidades para a realização da conferência. “O que devemos tirar dos encontros que realizaremos é que a divisão de responsabilidades entre os diversos atores envolvidos na educação escolar indígena: União, estados, municípios, Funai, conselhos, lideranças e comunidades indígenas é de responsabilidade de todos, por isso, temos que pactuar e assumir juntos esse desafio”, afirmou.
Participam da comissão organizadora da I Conferência de Educação Escolar Indígena Guarani e Tupinikim:
- 01 representante de mulheres indígena;
- 03 representantes de educadores indígenas;
- 01 representante de cacique;
- 02 representantes de grupo de jovens indígenas;
- 03 representantes de diretores de escolas indígenas;
- 04 representantes de pedagogos de escolas indígenas;
- 01 representante de associações indígenas;
- 01 representante da Secretaria de Educação;
- 01 representante de lideranças indígenas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz