Reunião organiza seminários para analisar cultura indígena de Aracruz
A Associação Indígena Tupinikim-Guarani (AITG) de Aracruz, com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer (Semuc) realizou no último dia 16 uma reunião visando a reflexão e a discussão para os seminários que acontecerão com objetivo de analisar e contextualizar a cultura indígena no município. Na reunião foram discutidos assuntos como a instalação de uma Casa de Cultura em todas as aldeias e foi apresentado o projeto ”Biblioteca Comunitária”.
Os seminários terão como tema central “Gestão da Terra Indígena” que serão divididos nos seguintes sub-temas: “Revitalização e Consolidação da Identidade Cultural”, “Reorganização Social Coletiva e Reestruturação Familiar”, “Autossustentabilidade Econômica e Cooperativismo”, “Autonomia Política (Distrito de Pindorama)” e “Ambientalismo (Consciência Ecológica, Educação Ambiental, Preservação do Ecossistema)”.
Segundo o gerente de cultura, Marcelo Ucelli, o seminário visa a elaboração, pelos indígenas, de uma política social que forneça as diretrizes da nova organização social a ser alcançada. “O seminário será voltado para a gestão da terra reconquistada, capaz de restaurar o equilíbrio da visão de mundo dos indígenas a um ponto desejado com melhoria contínua de sua qualidade de vida e à cidadania”.
As palestras terão como objetivos: promover o diálogo crítico-construtivo sobre o status das sociedades indígenas no município, propor alternativas de reorganização, reconstrução e reestruturação da sociedade e da cultura indígena e capacitar gestores e usuários da terra indígena aptos a empreender as ações necessárias a revitalização e ao desenvolvimento de sua identidade cultural.
O primeiro seminário vai acontecer no dia 23 de abril, no Teatro Municipal e vai contar com a presença do prefeito de Aracruz, Ademar Devens, da Secretária de Estado de Cultura, Dayse Maria Oslegher Lemos, do Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Lazer, Professor José Maria Coutinho e de outras autoridades.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Giacomin - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz