Secretaria de Educação promove 1º Encontro de Diretores e Vice-Diretores

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou nesta última sexta-feira (08/03), das 8h às 17h, no salão branco do Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, o “1º Encontro de Diretores e Vice-Diretores”. O evento contou com a presença de 50 diretores, 4 vice-diretores, da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Marlene Gomes Teixeira, técnicos pedagógicos e administrativos da Semed, além do próprio secretário e subsecretária de educação, Saulo Meirelles e Acácia Gleci Amaral.
Durante o evento, os diretores, divididos em grupos, que representavam as escolas em diferentes bairros, iam à frente expor as situações em que se encontram a rede de ensino municipal. Os tópicos, registrados em um computador, eram mostrados para todos em um telão.
A pedagoga do setor de gestão, Jenilza Spinassé Morellato, explicou qual foi a intenção do secretário Saulo Meirelles em promover esse encontro. “A primeira intenção do secretário é tentar identificar de uma forma mais rápida as problemáticas que afetam as redes de ensino, identificando as possíveis propostas e já pensando em um plano de ação que será construído a partir do que a secretaria pode executar. Isso da visibilidade de como se encontra a rede municipal”, explica.
Saulo confirmou que é intenção da secretaria promover reuniões periódicas, além de um segundo encontro para que sejam expostos os resultados de todas as ações propostas. “Teremos muito trabalho pela frente. A secretaria possui um cronograma de encontro e reuniões para ouvirmos qual é o resultado de fato do que acontece nas escolas. As reuniões vão contribuir para uma maior realizações na educação”, frisou.
Diretora há oito anos, Débora Amorim Gomes Barbosa, da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, disse que é importante ouvir os diretores para que eles passem suas sugestões e revindicações para avaliar o que ocorre nas escolas. Para ela, o ouvir faz parte de uma gestão democrática e tem como foco a melhoria da aprendizagem dos alunos e uma maior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. “Podemos analisar a formação dos professores, a participação da família, toda a infraestrutura e a valorização do próprio professor, incluindo sua saúde. Nós necessitamos muito em expor nossos problemas para terceiros, na intenção de que alguma realização seja concretizada".
Já a ex-secretária de gabinete e diretora da EMEI Sete Anões, Ilza Carvalho, comentou sobre a motivação que esse encontro traz aos profissionais da educação. “Ter todos esses profissionais reunidos desenvolve a integralidade da educação em rede, o que motiva o educador e proporciona aos gestores uma visão real com as demandas encontradas e auxilia nas buscas das alternativas que poderão ser implementadas nas políticas educacionais do município”. A diretora ainda disse que é no estudo das necessidades que se encontra o caminho para garantir uma melhor educação para todos, o que permite considerar e valorizar os avanços alcançados e metas a serem atingidas.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessor de imprensa
Renato Lana
rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Convocação Nº 004, Edital 001/2025 - SEMSA
- Com apoio da Prefeitura, 1º Pedal do Ifes leva mais de 150 ciclistas às ruas de Aracruz
- Projeto Ytxy Porã leva acolhimento e cuidado às mães e gestantes na Casa Rosa
- Aracruz se prepara para a 1ª Corrida Manga em Movimento em Coqueiral
- Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
- Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz
- Aracruz marca presença no Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 13ª Chamada Emergencial / Extraordinária
- Central de Videomonitoramento fecha mês de agosto com ações positivas para o município
- Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025