Secretaria Municipal de Educação realiza “I Encontro de Formação de Diretores Escolares 2013”
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou no auditório da EMEF Placidino Passos nesta quarta-feira (23/01) e quinta-feira (24/01), o I Encontro de Formação de Diretores Escolares-2013. Trata-se de uma ação cujo principal objetivo é selecionar líderes que atuem em prol de uma gestão democrática.
Aproximadamente 42 diretores compareceram ao local para se discutir aspectos como: os princípios norteadores da política educacional da rede municipal de ensino; a importância e o real papel do diretor enquanto liderança de uma instituição de ensino; a gestão do tempo do diretor, ressaltando a importância do cronograma de trabalho como um dos fatores na melhoria da gestão do tempo, as práticas imprescindíveis para o sucesso da gestão escolar, além de apresentar a estrutura de funcionamento da Semed.
Gestão democrática
A Semed por meio do processo de Seleção Interna para Diretores Escolares deu o primeiro passo para a efetivação de uma gestão democrática nas escolas da rede de ensino municipal. A seleção cuja inscrições foram feitas no início deste mês, dias 04 e 07, avaliou os diretores em três critérios: competência técnica; análise de currículo (experiência profissional e qualificação profissional); e avaliação de perfil/entrevista. Todos os candidatos aprovados passaram por todas estas etapas.
O Secretário de Educação, Saulo Rodrigues Meirelles, que esteve presente no encontro, juntamente com a Subsecretária de Educação, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, deu as boas vindas a todos os diretores e falou sobre a importância deste encontro. “Primeiramente, vejo essa reunião como um reconhecimento do mérito de todos pelo esforço e estudo, além da importância do trabalho democrático. Os critérios de seleção adotados pela Secretaria de Educação deu credibilidade ao processo e motivou os diretores. Queremos um trabalho de debate permanente nas escolas para podermos definir as ações que serão realizadas ao longo do ano”, frisou.
Reunião de Planejamento
Saulo também fez questão de comentar sobre uma outra importante ação que será realizada pela Semed, a Reunião de Planejamento. Trata-se de uma reunião que irá planejar o exercício de 2013, para isso, haverá formação de grupos e discussão de temas inerentes à educação e terá como resultado as ações que serão desenvolvidas durante o ano. A referida reunião, acontecerá fora do ambiente escolar e proporcionará uma maior interação entre os diretores e a Secretaria de Educação. A previsão é que a reunião aconteça no mês de fevereiro.
Acácia ressaltou que a Semed acredita que estar à frente de uma escola, envolve vários eixos que vão desde a forma de relacionar com os funcionários até a administração da merenda escolar, e que os diretores são de fundamental importância neste processo de melhorar a qualidade da educação do município, tendo como foco o compromisso com a aprendizagem efetiva das crianças, jovens e adultos.
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
vcamargo@aracruz.es.gov.br
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Convocação Nº 004, Edital 001/2025 - SEMSA
- Com apoio da Prefeitura, 1º Pedal do Ifes leva mais de 150 ciclistas às ruas de Aracruz
- Projeto Ytxy Porã leva acolhimento e cuidado às mães e gestantes na Casa Rosa
- Aracruz se prepara para a 1ª Corrida Manga em Movimento em Coqueiral
- Projeto Rio Doce Escolar: Cmei Tia Anastácia celebra culminância dos trabalhos com música, teatro e exposição
- Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz
- Aracruz marca presença no Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 13ª Chamada Emergencial / Extraordinária
- Central de Videomonitoramento fecha mês de agosto com ações positivas para o município
- Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025