Jovens se mobilizam e criam Conselho Municipal da Juventude em Aracruz

A partir de agora, os jovens de Aracruz vão poder participar de forma mais efetiva do processo de elaboração das políticas públicas de sua cidade. O projeto de Lei Nº 3.601, que cria o Conselho Municipal da Juventude, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pela prefeitura em 23/08/2012.
A proposta de criação do Conselho foi feita por diversos segmentos juvenis durante a Conferência Municipal de Juventude, ocorrida em 2011, no auditório da Escola Placidino Passos. Foi criado um grupo de trabalho que passou a se ocupar da elaboração de uma proposta de minuta, que após finalizada acabou encaminhada para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude para ajustes, daí foi votada na Câmara Municipal e por fim sancionada pelo prefeito Dr. Ademar Devens.
O secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Faria de Azevedo, explicou que a secretaria funciona como uma incubadora desse Conselho, dando todo o suporte para a sua criação. “A nossa intenção com o Conselho é incentivar o jovem de Aracruz a ser protagonista em relação às políticas públicas da categoria”, informou. Ele acrescentou que apoiar os jovens sempre foi uma das bandeiras da secretaria, tanto que a inclusão do nome juventude à secretaria demonstra esse respeito.
O Conselho Municipal da Juventude de Aracruz (CMJA) é um órgão permanente, de caráter deliberativo, fiscalizador e consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. O Conselho é uma instância onde governo e sociedade civil debatem juntos os projetos e as políticas públicas voltadas para a juventude, além de procurar soluções para os desafios enfrentados pelos jovens.
É também dentro do Conselho que todas as bandeiras de juventude podem se assentar sem a divisão que ocorreria se tratadas em separado por outras áreas do governo, enfraquecendo as PPJs (Políticas Públicas de Juventude). Trata-se, enfim, de uma instância para fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação que assegura os direitos dos jovens.
Segundo o estudante Leonardo Fernandes, a criação do Conselho representa um espaço para fomentar o diálogo entre sociedade civil e os órgãos governamentais sobre os direitos dos jovens. “A intenção agora é mobilizar a opinião pública de Aracruz a respeito da criação do Conselho”, informou.
O Conselho é composto por 23 pessoas, sendo 11 do poder público e 12 da sociedade civil. Os integrantes do primeiro já foram escolhidos, os do segundo serão escolhidos no dia 10 de novembro, durante o “Fórum de Políticas Públicas de Juventude”, que vai acontecer no Teatro Municipal.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Marcelo Rebelo – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, mrebelo@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora