Escola de Barra do Sahy promove culminância do projeto “Na Onda Verde” na escola “Placidino Passos”

A EMEF “Prof.ª Bárula Neves dos Santos”, de Barra do Sahy, promove hoje (25/09), a culminância do projeto “Na Onda Verde”, que acontece no auditório da escola “Placidino Passos”, no Centro. O encontro acontece a partir das 13h, com participação de professores, diretores e representantes da Fibria e da Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz. O projeto pretende transformar o espaço escolar em um meio de interação e construção contínua de conhecimento, cujo objetivo seja resgatar e valorizar o meio ambiente como forma de sustentabilidade, tanto saudável quanto prazeroso.
O trabalho foi apresentado ao Programa de Formação Ambiental “Árvore do Saber” da Fibria Celulose S/A e realizado entre os meses de maio e setembro de 2012 na escola “Prof.ª Bárula Neves dos Santos” em parceria com a Fibria. “Na Onda Verde” também foi desenvolvido nas escolas nucleadas EMP “Mar Azul” e EMP “Balneário Praia do Sauê” e contou com a participação de 241 alunos.
Na EMEF “Prof.ª Bárula Neves dos Santos” o trabalho foi desenvolvido com 146 alunos das turmas de 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino, dando ênfase às hortaliças. Na escola “Mar Azul” foram envolvidos 76 alunos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, enfatizando as árvores frutíferas. Já na EMP “Balneário Praia do Sauê” o projeto envolveu 19 alunos da Educação Infantil que abordaram as flores de jardim.
De acordo com a diretora da escola “Prof.ª Bárula Neves dos Santos”, Ivonete Maria Guedes Antônio, trabalhar o meio ambiente com o “Na Onda Verde” possibilitou a todos os envolvidos o resgate da relação saudável entre homem, natureza e sociedade. “O projeto propôs um relacionamento saudável e contínuo entre os participantes e o meio natural no qual cada um está inserido. Isso implica em permitir que as comunidades envolvidas sejam capazes de assumir novos hábitos que cultivem o cuidado e a preservação da natureza da qual fazem parte”.
Ainda segundo Guedes, ao desenvolver cada uma das atividades propostas no projeto, levou-se em consideração que para se adquirir o conhecimento, a prioridade não deve ser apenas a preocupação com saberes codificados, mas dominar a prática que resulta deste conhecimento. “Desta forma, nosso objetivo é dar continuidade as atividades que foram planejadas junto aos principais parceiros conquistados: as crianças”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Saúde: Aracruz inicia serviço de Fisioterapia Domiciliar em parceria com Amigos da Justiça
- Moradores do Residencial Barra do Riacho devem comparecer à Caixa para assinatura de novos contratos
- 3º Simpósio Capixaba de Neurociências, Educação e Autismo promove intercâmbio de saberes entre profissionais da área
- Saúde: 7ª Convocação do Processo Seletivo n.º 001/2025.
- Tradicional festa das crianças reúne famílias e muita animação em Aracruz
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana