Primeiros Socorros é tema de encontro de monitores e APEI's em Aracruz

Hoje (12/07) pela manhã, no auditório da EMEF “Placidino Passos”, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promoveu mais um encontro de Formação de Monitores e Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's). O encontro deste ano teve como tema “Primeiros Socorros”. Mais de 150 pessoas entre diretores, pedagogos, monitores e APEI's participaram atentamente da palestra “Primeiros Socorros: atendimento pré-hospitalar nível básico” proferida pela soldado, Natália Larissa Alves Viana, e pelo aluno cabo, Walace Eugênio Santana, ambos da 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Aracruz. Ao final do evento, os participantes receberam comprovante de participação.
De acordo com a pedagoga da Educação Infantil da Semed, Maria Aparecida Favalessa Vieira, “a temática que vamos abordar hoje foi um pedido dos próprios monitores e APEI's, considerando também os indicadores de qualidade que prevê a segurança de nossos alunos e de todos os profissionais da educação. É importante pensarmos: 'o que podemos fazer em alguns momentos de imprevisto?' Temos certeza que teremos grandes contribuições de toda a equipe de profissionais da educação”.
A secretária de Educação, Ilza Rodrigues, estava presente no evento e disse que “esse assunto é almejado pela Educação Infantil há algum tempo. Com certeza a aula que teremos hoje será para toda a vida profissional e pessoal. Não sabemos quando, onde ou em quais circunstâncias poderemos utilizar os conhecimentos que iremos adquirir. É muito importante termos um pouco de conhecimento de como proteger e preservar a vida, afinal, isso faz parte de nosso currículo, enquanto seres humanos. É bom sabermos agir num momento de necessidade”, concluiu.
Durante toda a manhã, os presentes tiveram informação sobre como assegurar um tratamento rápido e definitivo das lesões; como permitir o retorno da vítima à sociedade como elemento produtivo; quais as precauções universais (luvas de látex, máscaras de proteção e óculos de proteção); avaliação do cenário (antes de interagir com a ocorrência, devemos avaliar: riscos e perigos, mecanismos do trauma e o número de vítimas); avaliação e atendimento do paciente, seguindo os princípios do atendimento ao traumatizado, tendo como prioridades: via área com controle da coluna cervical, respiração (ventilação e oxigenação), circulação (expansão volêmica e controle das perdas), incapacidade, estado neurológico, exposição (despir) mantendo controle de temperatura. Além disso, é necessário fazer a avaliação primária e secundária, dentre outros. Amanhã, dia 13 de julho, das 8 às 11 horas, também na EMEF “Placidino Passos” aproximadamente 150 monitores e APEI's irão participar da palestra ministrada pelos profissionais da 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Aracruz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito