Prefeitura de Aracruz realiza primeiro pregão eletrônico do sistema Banco do Brasil

Foi realizada na última segunda-feira (9), na sala de pregão da Secretaria de Suprimentos da Prefeitura de Aracruz, o primeiro pregão eletrônico utilizado no sistema do Banco do Brasil. Trata-se de um sistema de pregão onde os concorrentes fazem seus lances via site do Banco do Brasil. Essa modalidade agora ocorre na prefeitura de acordo com as demandas que surgem naturalmente.
De acordo com o secretário de Suprimentos, Zamir Gomes Rosalino, esse pregão ocorre em três momentos distintos: O primeiro se dá por meio da compra de materiais, o segundo na compra de serviços e o terceiro e último, no registro de preços. Zamir ainda explica a importância dessa modalidade. “Esse pregão eletrônico permite uma maior concorrência e uma maior facilidade de aplicar os lances. Quem participa do pregão são todos os fornecedores da prefeitura, quem queira vender algum produto que a prefeitura tenha interesse em comprar”, finaliza.
Entendendo melhor o pregão eletrônico
O sistema é uma ferramenta utilizada para realização de licitação em tempo real através da internet. O Proponente do edital e fornecedores se cadastram no site e recebem senhas de acesso. O pregoeiro do proponente do edital conectado à central de pregão aceita lances e os fornecedores também conectados ofertam propostas e lances. O fornecedor com o melhor lance em cada lote do edital é classificado e convocado a apresentar a documentação exigida no edital.
Ele é utilizado pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado, foi criada através da lei federal 10.520/2002. O pregão eletrônico foi criado visando, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório. É um método que amplia a disputa licitatória, permitindo a participação de várias empresas de diversos estados, na medida em que dispensa a presença dos contendentes. Trata-se de uma modalidade ágil, transparente e que possibilita uma negociação eficaz entre os licitantes.
O pregão eletrônico acontece como numa sala de bate-papo, onde as propostas são apresentadas pelos concorrentes. Inicia-se com a fixação da menor proposta. O pregoeiro então instiga os concorrentes a fazer lances até que não haja mais propostas. O pregão ocorre como um leilão ao contrário, onde ganha o fornecedor que oferecer o menor preço pela mercadoria ou serviço. Normalmente, a identidade dos autores dos lances não é revelada aos demais concorrentes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Renato Lana – Tel: (27) 3296-4507 / (27) 8102-0965 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
- Destaque na alimentação escolar: Aracruz é convidada a participar da 4ª Edição do Reality Show “Merendeiras do Brasil”
- Uma noite de louvor e celebração marcou o Dia do Católico na Praça da Paz
- II Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola discute produção dos materiais pedagógicos do território dos povos originários de Aracruz, a Educação Escolar e as Políticas de Resistência
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância