EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro” recebe selo “Escola Solidária 2011”

O incentivo e a mobilização ao voluntariado exercidos pela EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro” renderam, recentemente, mais um reconhecimento nacional. A escola acaba de receber o selo “Escola Solidária 2011”, do Instituto Faça Parte. A cada dois anos, o Instituto reconhece ações positivas de escolas públicas e particulares que incentivam crianças e jovens na construção de um mundo melhor, por meio da participação social e da solidariedade, melhorando a qualidade de vida da comunidade ao utilizar os conhecimentos produzidos nas dependências da escola, além de criar novas situações de aprendizagem. A escola “Eurípedes Nunes Loureiro” já foi reconhecida em 2003, com o Selo Escola Solidária.
O prêmio deste ano foi conferido à escola em reconhecimento ao “Projeto Real Legal, reciclar também é legal” que envolveu todos os alunos do 1º ao 5º ano. Os alunos foram incentivados a cumprir as atividades de todas as disciplinas e receberam um valor estipulado pelo professor, que é um dinheiro social chamado Real Legal (são notas utilizadas em jogos pedagógicos que imitam a moeda real). Ao final de cada bimestre, foram realizadas feirinhas com produtos (brinquedos, gibis, sorvetes, roupas, bijuterias, kit de higiene etc.), doados pelos professores, funcionários e empresários. Durante a feirinha, os alunos praticaram cálculos matemáticos, pois pagavam e recebiam troco.
Além disso, o projeto trabalha a valorização de um consumo consciente, sendo autossustentável, uma vez que se mantém pelas doações de produtos, roupas, livros, revistas e brinquedos. O projeto despertou também nos alunos a consciência sobre a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis, que deixaram de ser lançados na natureza e a transformação destes materiais em novos produtos, já que a escola é um ponto de coleta seletiva na comunidade.
Para Maria Teresinha Bianchini (Maetê), responsável pelo projeto, os alunos têm demonstrado mais envolvimento com os estudos através do Real Legal. “Como os alunos recebem um valor pelo trabalho (atividade) realizado, eles começaram a se comprometer mais com os estudos. Além disso, a frequência nas aulas aumentou, a indisciplina tem reduzido e o cumprimento de tarefas vem aumentando, significantemente, uma vez que há um maior envolvimento da família nas atividades da escola”.
Conheça o Selo Escola Solidária
O Selo Escola Solidária é um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e acontece a cada dois anos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização