Aracruz implementa sistema de Nota Fiscal Eletrônica para o setor de serviços

Com o objetivo de facilitar o registro de operações relativas à prestação de serviços e de evitar fraudes, a Prefeitura de Aracruz está implantando um sistema de Nota Fiscal Eletrônica. Desde a semana passada, servidores da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Aracruz estão oferecendo treinamento a profissionais dos escritórios de contabilidade do município. A expectativa é de que eles ajam como multiplicadores, repassando as orientações para seus clientes e tornando o uso da ferramenta mais acessível.
Atualmente, a empresa prestadora de serviços precisa encaminhar solicitação por escrito à Prefeitura para poder imprimir os blocos de notas fiscais, e só depois pode emiti-las para seus clientes. Com o novo sistema, o prestador pode emitir a nota diretamente pela internet. Para isso, basta acessar a seção de serviços do site da Prefeitura de Aracruz e fazer um cadastro.
O sistema já está funcionando mas, por enquanto, o seu uso é facultativo. No entanto, a partir de janeiro do ano que vem, todas as empresas prestadoras de serviços serão obrigadas a emitir notas eletronicamente, conforme explica o secretário de Finanças de Aracruz, Zamir Rosalindo. “Toda tecnologia que possibilite a diminuição da burocracia, e facilite a vida dos nossos empreendedores é bem-vinda” ressalta o secretário.
Por meio da página, será possível ter acesso rápido às notas, além de imprimir, reimprimir, cancelar e armazená-las eletronicamente. O sistema também permite a consulta e a geração automática da guia de recolhimento do Imposto Sobre Serviços, o ISS. Vídeos com instruções sobre como usar a ferramenta também serão disponibilizados na página.
O contador Dilson Evangelista Pereira, proprietário de um escritório de contabilidade no município há 14 anos, acredita que a novidade vai facilitar bastante o dia a dia de seus clientes e também o trabalho em sua empresa. “O trâmite de informações entre a prestadora de serviços, o escritório e a Prefeitura vai ficar muito mais prático. Além disso, a nota eletrônica traz mais segurança para o contribuinte e também para o poder público, pois evita a impressão de notas falsas. Só quem não vai gostar é quem trabalha desonestamente.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização