Mais de 500 cartões do Bolsa Família aguardam retirada na Caixa Econômica, em Aracruz

Famílias de Aracruz que estão cadastradas no Programa Bolsa Família podem ter adquirido o direito de receber o benefício e não sabem. Mais de 500 cartões do programa aguardam para ser retirados na agência da Caixa Econômica Federal do município. O cartão é enviado pelo Governo Federal para o endereço que consta no Cadastro Único, porém, essas pessoas não foram encontradas e agora precisam procurar a agência bancária para retirá-lo.
A coordenadora do Programa Bolsa Família em Aracruz, Mariele Kássia Matuchac, informa que a emissão do cartão não garante que a pessoa tenha sido aprovada para receber o benefício. Após retirá-lo na Caixa Econômica, o cidadão precisa comparecer ao Setor do Cadastro Único/Bolsa Família, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), para verificar a sua situação no programa. No entanto, somente de posse do cartão é possível fazer essa consulta e também sacar o dinheiro, caso o pedido para inclusão no Bolsa Família tenha sido deferido.
“Muitas mulheres fazem o cadastro e não nos procuram para saber se o Governo gerou o benefício. Assim, muitas são contempladas e acabam perdendo o direito. Depois que o cadastro é feito, é preciso que a pessoa procure a Secretaria ou alguma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para verificar o andamento do processo de inclusão no programa”, ressalta a coordenadora. Mariele complementa ainda que depois de três meses que o benefício é liberado, se não houver retirada do dinheiro, ele é bloqueado. Caso a situação não seja regularizada, o Governo cancela o benefício seis meses após o bloqueio.
A lista com o nome dos beneficiários que estão com o cartão retido na Caixa Econômica Federal de Aracruz pode ser acessada aqui.
RECADASTRAMENTO
Até o dia 31 de outubro, o setor de Bolsa Família também está realizando o recadastramento das beneficiárias do programa no município. Quem não atualiza seu cadastro há mais de dois anos precisa comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), sob risco de perder o benefício. A Semds fica localizada na rua Padre João Bauer, nº20, Centro e atende ao público das 7h às 15h.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização