Currículo Escolar é debatido no seminário de formação para professores do Ensino Fundamental

Aproximadamente 700 profissionais da educação participaram hoje (05/09) da abertura oficial do “Seminário de Professores do Ensino Fundamental”, na 1ª Igreja Batista de Aracruz. A formação é promovida pela Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, por meio do Setor de Currículo. O evento continua nos dias 06, 08 e 09 de setembro, na EMEF “Placidino Passos”, a partir das 7h30, e tem como tema “(Re) Construindo o Currículo do município a partir do cotidiano escolar”.
Estiveram presentes na abertura oficial do evento o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a secretária da Semed, Ilza Rodrigues, a presidente e coordenadora da equipe de currículo da Semed, Mônica Andréa Porto Louvem, o pastor da Pibara, Luciano Estevam Gomes, a diretora da Somar Assessoria Pedagógica, prof.ª Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Segundo o vice-prefeito de Aracruz, precisamos mostrar ao jovem que a vida não é fácil como eles acreditam. “Vocês, educadores, têm um papel importantíssimo em nossa sociedade. São vocês os responsáveis pelos primeiros passos de uma criança na vida em sociedade. Espero que vocês possam educar às crianças e os jovens de forma mais incisiva”.
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o seminário representa a consolidação de um trabalho que foi iniciado no ano passado e as escolas de hoje não são as mesmas de antigamente e o currículo do passado, não pode ser base para o mundo de hoje. “Desde 2010 estamos debatendo o currículo escolar, por isso, este ano se efetivou uma equipe na Semed com professores de todas as áreas para a construção deste documento, que deve estar presente em todas as escolas. O Currículo Escolar é um dos documentos mais importantes do município, por isso, a escola precisa repensar esse currículo e a forma de ensinar nos dias de hoje. Lembrem-se professores que nos foi dado a missão de proteger e educar. Você é professor e tem autoridade dentro da sala de aula”.
De acordo com a coordenadora da equipe de currículo da Semed, Mônica Andréa Porto Louvem, hoje estamos iniciando uma jornada. “Nós educadores sempre estivemos presentes nas discussões e nas maiores transformações na trajetória educacional de nosso município. Estamos aqui para repensar e reconstruir o nosso Currículo Escolar. O currículo se dá a partir das práticas pedagógicas, em nossos saberes produzidos a cada dia nas salas de aula”.
Durante todo o seminário serão feitas palestras, minicursos, dinâmicas de grupo, trabalhos em equipe, tudo para discutir a questão do currículo escolar em Aracruz. Os minicursos serão oferecidos de forma alternativa para os professores que não podem participar em seu turno de trabalho. Já para os profissionais do Ciclo da Infância ao 5º ano serão oferecidas nos dias 06, 08 e 09 de setembro, das 13h às 17h, nas dependências da escola “Placidino Passos”, formações específicas por ano/disciplina: História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Os professores do 6º ao 9º ano também terão formações específicas por disciplina nas dependências da escola, das 7h30 às 11h30.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização