Política para Mulheres é pauta de Conferência Municipal em Aracruz

As mulheres vêm conquistando cada dia mais seu espaço na sociedade. Visando discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, fortalecendo a autonomia econômica, social, cultural e política e, ao mesmo tempo, contribuindo para a erradicação de extrema pobreza e exercício pleno da cidadania das mulheres, será realizada em Aracruz, a III Conferência Municipal de Política para Mulheres. O encontro, que acontece no dia 31 de agosto, na EMEF “Placidino Passos”, a partir das 8 horas é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).
Após abertura oficial, os conferencistas vão assistir a uma apresentação cultural. Na sequência, será montada a plenária e realizada a Conferência Magna, sendo abordados os seguintes temas: “análise da realidade estadual e nacional, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero”, “avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades” e “análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Estadual de Políticas para as mulheres”.
Depois da explanação dos três eixos centrais da conferência haverá debate entre os presentes. Logo após, os conferencistas, já divididos em três grupos, vão discutir e levantar propostas de cada tema abordado que, em seguida, serão aprovadas pela plenária para serem encaminhadas à conferência estadual. As conferências são realizadas em três etapas: municipal, estadual e nacional. Neste primeiro momento, também serão eleitos os 12 delegados, sendo seis titulares e seis suplentes, representantes da sociedade civil e do setor público, para representar o município na Conferência Estadual de Política para Mulheres.
De acordo com a secretária da Semds, Mayone Pontin da Rós, as conferências devem assegurar ampla e representativa participação dos segmentos sociais e entidades, interessadas e comprometidas com as questões relacionadas à mulher, bem como dos gestores e instituições governamentais ligadas ao tema. “Os representantes dos segmentos sociais representativos no município devem ser estimulados, devendo observar as dimensões de classe, étnico raciais, geracional, orientação sexual, pessoa com deficiência, rural e urbana, assim como participarem do processo de escolha como delegadas para a etapa estadual”.
Os interessados em participar da conferência podem fazer sua pré-inscrição, na Casa dos Conselhos, que fica na rua Alegria, 354, Centro, das 8 às 17 horas. É preciso preencher uma ficha de inscrição e devolver até o dia 26 de agosto.
Confira a programação
8h – Credenciamento. Retirada de material. Café com prosa;
8h30 – Abertura oficial;
9h – Apresentação cultural;
9h30 – Plenária para análise e aprovação do Regimento Interno;
10h – Conferência Magna;
11h30 – Debate;
12h – Intervalo;
13h – Credenciamento para a candidatura à Conferência Estadual;
13h15 – Instalação de grupos de trabalho:
Grupo 1 – Análise da realidade Nacional e Estadual social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero;
Grupo 2 – Avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Política para as Mulheres e definição de prioridades;
Grupo 3 – Análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Estadual de Política para as Mulheres.
14h15 – Plenária para análise, discussão e aprovação das propostas do grupo de trabalho;
15h15 – Eleição de delegados para Conferência Estadual;
16h – Plenária final de encerramento com coquetel.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"