Secretaria de Saúde de Aracruz promove ações de prevenção contra Hepatites Virais

Com a aproximação do Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), promove a partir desta segunda-feira, 25 de julho, ações de prevenção contra Hepatites Virais nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos cinco pontos de apoio nas localidades de Mambrini, Morobá, Novo Irajá, Biriricas e Mar Azul. A ação acontece também, no Centro de Reabilitação de Aracruz (Creara) e no Centro de Especialidades Médicas de Aracruz (Cema).
De acordo com a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa, Stela Maria Ferreira Pacheco esta ação é uma oportunidade de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste agravo no Brasil. “As hepatites são doenças graves que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A única maneira de diagnosticar a Hepatite B e C é por meio de exames específicos. Portanto, os jovens podem se prevenir com cuidados básicos e vacina. Os adultos podem fazer o teste de Hepatite B e C para saber se contraíram a doença. A Hepatite B é uma Doença Sexualmente Transmissível. E assim como a Hepatite C, pode ser transmitida pelo sangue. Entretanto, temos que lembrar que a vacina é administrada em 03 doses e não existe vacina contra Hepatite C”.
A ação da Semsa está direcionada a vacinação em jovens de até 24 anos, profissionais de saúde, gestantes, profissionais de salão de beleza (manicures e pedicures), de estúdios de tatuagem, usuários de drogas, profissionais do sexo, portadores de DST, caminhoneiros, bombeiros, policiais, dentre outros e a realização de exames de sangue na população de 45 anos ou mais. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer o exame, das 7h às 16h e não esquecer de levar o cartão de vacina para atualização.
Entenda o que é Hepatite e as formas de contaminação
As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. No Brasil são causadas mais comumente pelo vírus A, B, C ou D. Cerca de 500 milhões de pessoas em todo mundo estão atualmente infectadas com os vírus das hepatites B ou C e isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS. A maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, agravando ainda mais a cadeia de transmissão da infecção.
Como se pega hepatite A
Através da água, alimentos contaminados, mãos mal lavadas ou sujas de fezes por objetos contaminados pelo vírus.
Como se pega hepatite B, C ou D
Através de relação sexual sem preservativo; uso de drogas injetáveis com seringas contaminadas; acidentes pérfuro cortantes em profissionais de saúde; durante a gravidez (transmissão vertical); transfusão de sangue contaminado; materiais cortantes odontológicos e cortantes estéticos (manicures, piercing, tatuagem, etc.) não esterilizados.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena