Aracruz sedia Encontro de Prefeitos e Gestores do Projeto Ecoar

Aconteceu nesta sexta-feira, 22 de julho, no auditório da EMEF “Placidino Passos”, o Encontro de Prefeitos e Gestores do Projeto “Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade”, o “Ecoar”. Estiveram presentes no evento o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, o diretor presidente do IEMA, Aladim Fernando Cerqueira, o gerente de Educação Ambiental do IEMA, Chander Rian de Castro Freitas, a analista de Responsabilidade Social da Arcelor Mittal, Vera Lúcia Bernabé e o especialista em Meio Ambiente da Arcelor Mittal, Pedro Sérgio Bicudo.
Participaram do encontro aproximadamente 150 pessoas que representaram todos os municípios envolvidos na 2ª fase do Projeto Ecoar. Durante o encontro foi realizado o lançamento do curso de “Capacitação em Educação Ambiental para Docentes e Gestores Municipais” e também firmado o Acordo de Cooperação Técnica com a Arcelor Mittal e assinados os Termos de Compromisso, entre o IEMA e os municípios, para efetivação das parcerias e início das atividades.
O município de Aracruz faz parte da Ecoárea Jequitibá Rosa, juntamente com João Neiva, Ibiraçu, Linhares, Colatina e Fundão. O Projeto Ecoar da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) é desenvolvido por meio do IEMA e tem como objetivo integrar gestão pública e escolas na descentralização das ações de educação ambiental no Estado do Espírito Santo, buscando promover a cidadania, a melhoria da qualidade ambiental e sustentabilidade das comunidades.
“O Meio Ambiente é muito importante em nossas vidas. O Projeto Ecoar vem para formar no cidadão essa consciência ambiental. Por isso, contamos com vocês para realizarmos juntos uma melhora na qualidade de vida de todos”, essas foram as palavras ditas pelo diretor presidente do IEMA, Aladim Fernando Cerqueira aos presentes.
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, falou aos participantes do encontro que “Aracruz é referência em meio ambiente. Montamos uma equipe competente que realiza a fiscalização ambiental que precisamos para gerar qualidade de vida em nosso município. Apesar do desenvolvimento econômico e social que estamos vivendo não esquecemos de preservar a qualidade de vida do aracruzense. Tratamos as questões ambientais com seriedade e sempre exigimos das empresas que estão em Aracruz ou que queiram se instalar aqui a responsabilidade e respeito ao meio ambiente. Parabenizo a Arcelor Mittal e todos que abraçam essa causa, não conseguiríamos caminhar sem a questão ambiental. A preservação da vida é fundamental para todos”.
Até o fim deste ano, está previsto a realização do “II Seminário Estadual de Educação Ambiental do Projeto Ecoar” na Grande Vitória, com vistas ao encerramento das ações do projeto em 2011, e deve contar com a presença de profissionais de referência nacional no contexto da Educação Ambiental. O Seminário deve contar também com a participação de todos os atores envolvidos no Projeto Ecoar, de Educação Ambiental e de outros profissionais do estado que trabalham com o tema.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"