Profissionais da rede municipal de ensino debatem sobre educação inclusiva em Aracruz

Hoje (19/07) durante todo o dia, no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio do Setor de Educação Básica promove o encontro de Formação de Professores, Monitores e Auxiliares de Professor de Educação Infantil (APEI's). Aproximadamente 520 profissionais da Educação vão debater sobre “A Inclusão da Criança com Deficiência: Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação na Educação Infantil”. O tema está sendo ministrado pela coordenadora da Educação Especial da Semed, Adriana Azeredo.
O objetivo da formação é discutir as temáticas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, com previsão de implantação em 2012, das Diretrizes Curriculares Municipais na rede de ensino de Aracruz. Para a Pedagoga do CMEI “Epifânio Pontin”, Eliane Cristina Freitas de Souza, na escola os momentos de formação representam a necessidade de adequação da proposta pedagógica às novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. “Nas novas Diretrizes Curriculares são apontadas as orientações práticas que nos permite rever as práticas pedagógicas atuais. Além disso, nesses momentos a criança é colocada como o foco das discussões, fato que reforça o reconhecimento dela como sujeito de direitos, que necessita de cuidados e proteção, ou seja, que necessita de práticas pedagógicas que considerem a indissociabilidade do cuidar e educar”.
De acordo com a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, o mundo está mudando com relação a Educação Especial e a formação é uma maneira de capacitar os profissionais da educação. “Precisamos encarar, lutar e educar, pois a Educação Especial, está sendo vista com outros olhos pela sociedade. Aracruz já tem avançado e consolidado a Educação Especial no município e a formação é necessária para compreendermos melhor o universo da Educação Especial. Por isso, hoje, precisamos sair daqui com um conhecimento a mais, com a postura de sermos melhores, porque a cada dia, temos que aprender mais”.
Segundo a professora de Educação Infantil do CMEB “Prof.ª Maria Luiza Devens, Analéia Castelo, a formação oportuniza aos profissionais da educação a forma mais adequada para se trabalhar com crianças que possuem necessidades especiais. “Na formação temos a oportunidade de firmar conhecimentos pré-estabelecidos no meio em que atuamos. Como diria, Paulo Freire, é a união da teoria com a prática”.
Nesta sexta-feira (22) participam da formação professores, diretores, pedagogos e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil. Os profissionais da educação vão participar também na Câmara de Vereadores, das 8h às 12h e das 13h às 17h, da palestra “Avaliação e Transições na Educação Infantil”, ministrada pela professora Dr.ª Hilda Micarello. Já no dia 1º de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Teatro Municipal “Prof. Dr. José Maria Coutinho” aproximadamente 560 profissionais da Educação entre professores, diretores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, monitores e APEI's conversarão sobre as “Relações entre Adultos e Crianças na Educação Infantil”, abordado pela professora Dr.ª Iza Rodrigues da Luz.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena