Prefeitura promove Formação Afro para profissionais da educação de Aracruz

Dando continuidade ao processo de implementação da Lei 10.639/03, que trata da inserção no currículo de todas as escolas, dos conteúdos sobre a África e a Cultura Afro-brasileira, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio da Comissão de Estudos Afro-Brasileira (Ceafro), oferece aos profissionais da educação do município, o curso de Formação Afro-brasileiros. Este espaço, visa debater as questões raciais dentro da instituição escolar.
O primeiro encontro deste ano acontece no dia 13 de maio, no auditório da EMEF "Placidino Passos", no centro da cidade, das 18h às 22h. Serão atendidos os dois grupos da Formação Afro: Grupo de Discussão Permanente Afro Avançado (GDP), para os profissionais que participaram do curso em anos anteriores e o Grupo de Discussão Permanente Afro Inicial (GDP), para os profissionais que iniciam o curso este ano. A formação terá uma carga horária total de 86h anuais, sendo 54h presenciais (11 encontros de 4h e 01 viagem de estudo de 10h) e 32h não-presenciais (estudos e desenvolvimentos de projetos Afro-brasileiros).
A Formação Afro irá acontecer uma vez por mês, em horário extra de trabalho, para garantir a participação dos profissionais da educação do município que residem em diferentes regiões. Desse modo, os encontros acontecerão na Sede – auditório do Polo UAB – e no bairro Coqueiral – EMEF “Coqueiral” –, onde os participantes vão fazer uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (Mec). Este ano o tema abordado nos encontros é o “Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo: Marcas do Racismo na Sociedade Brasileira e na Instituição Escolar”.
De acordo com a coordenadora da Ceafro, Marluce Leila Simões Lopes, a formação tem como objetivo garantir a implementação da Lei 10.639/03 em Aracruz, visando a construção de uma educação para as relações étnicorraciais. “Vamos promover também o aprofundamento de estudos e discussões curriculares para que os educadores desenvolvam nas unidades escolares, atividades e projetos sobre a temática étnicorracial”, disse a coordenadora.
Para a secretária de Educação, Ilza Rodrigues, a formação é um espaço de estudo, discussão e troca de experiências sobre o racismo e educação. “Cada escola do município terá pelo menos um representante na Formação Afro, o que possibilita a realização do trabalho pedagógico nas instituições de ensino, visando o combate a todas as formas de discriminação e outras formas de violências”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3256-7608.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Prorrogado cadastramento para o programa CastrAra
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena
- Atenção, proprietários e condutores de bicicletas elétricas e ciclomotores!