Agentes Comunitários de Saúde fazem recadastramento de 25 mil famílias em Aracruz

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão fazendo o recadastramento de todas as famílias residentes em Aracruz. O trabalho faz parte do processo de territorialização do município que vai redistribuir as áreas e o número de famílias assistidas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo é oferecer aos usuários do sistema de saúde um atendimento ainda melhor. A expectativa é recadastrar em torno de 25 mil famílias até o dia 4 de março.
O secretário de Saúde, da Prefeitura de Aracruz, Evilasio Oliveira Costa, destaca a importância da participação de cada família nesse trabalho e dos serviços que os agentes desenvolvem no município. “Na estrutura de saúde, o agente é a base, porque é ele quem percorre, bem cedo, as residências para visitar as famílias, identificando situações de risco, sendo vigilante e realizando sempre ações de promoção e prevenção a saúde, junto a equipe de ESF. Mais uma vez, ele vem desempenhando um papel fundamental no trabalho de recadastramento, por isso, solicitamos que todas as famílias recebam bem os agentes e dêem uma atenção especial ao profissional quando ele chegar na sua residência. Os agentes são o espírito da Atenção Primária à Saúde, por ser um profissional identificado com a comunidade e conhecedor da realidade do local onde trabalha”, disse.
O secretário ressalta que, com o recadastramento, o município vai ter mais precisão no número de pessoas atendidas hoje nas Unidades de Saúde da Família, conhecerá melhor o território onde elas vivem e atualizará, ainda, os dados de moradores que têm hipertensão, diabetes, que são gestantes e acamados, por exemplo. “Esse diagnóstico vai nortear as atividades desenvolvidas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de forma mais eficaz, para que todos tenham a garantia de que serão asssistidos nos serviços e programas ofertados no município. Com esses dados em mãos vamos poder dar uma atenção diferenciada também aos usuários que precisam de cuidados especiais”.
O recadastramento começou no dia 1º de fevereiro. Antes de iniciar os trabalhos, profissionais da equipe da ESF, da equipe gestora da saúde participaram da ”Oficina de Territorialização” ministrada pelo médico, consultor e especialista em Atenção Primária à Saúde (APS), doutor Helvécio Campos de Albuquerque. O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 de janeiro.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
- Reunião Técnica de Pactuação dos Territórios Etnoeducacionais formaliza a implementação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena
- Atenção, proprietários e condutores de bicicletas elétricas e ciclomotores!
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 89ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 88ª Chamada
- Educação inicia formação sobre saúde mental e autocuidado a professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental
- Aracruz inicia Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos
- Inclusão: Apae e Saúde levam atendimentos à Aldeia Indígena Comboios e Pau-Brasil em ação pioneira
- Aracruz celebra o dia do católico neste final de semana com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"