Educação: Projeto Cactus já reúne 160 estudantes da Rede Municipal de Ensino

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino, do 6º ao 9º ano, que possuem habilidades na disciplina matemática, podem participar do Projeto Cactus, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Aos sábados, no formato on-line, das 8h às 10h, os inscritos assistem a aulas com o objetivo de ampliar o conhecimento lógico-matemático, favorecendo a resolução de desafios aos estudantes, no intuito de prepará-los para outros processos de seleção de estudos, olimpíadas e concursos.
Em 2021, o projeto piloto atuava com 60 alunos divididos em duas turmas. Já neste ano, cerca de 160 estudantes (quatro turmas) estão participando do Cactus e quatro professores estão lecionando para ampliar os conhecimentos e habilidades. Os estudantes, que dedicam parte dos sábados aos estudos, são divididos em dois níveis (I e II), de acordo com o ano cursado na escola (Nível I - 6º e 7º ano e Nível II - 8º e 9º ano). Uma turma estuda das 7h às 9h e três turmas das 8h às 10h.
De acordo com a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiza Silvina Jardim Rebuzzi e coordenadora do Projeto Cactus, Helania Mara Grippa Rui, novas vagas serão abertas no segundo semestre. “O número de estudantes interessados no projeto tem crescido bastante e, por isso, abriremos algumas vagas para que os alunos que se identificam e possuam habilidades com a disciplina possam participar. As aulas estão impactando de forma positiva a rotina educativa dos adolescentes da rede municipal de ensino”, disse.
Para Catiane dos Santos Marques, mãe da aluna Luiza Marques Santiago, de 13 anos, que está no 8º ano, o projeto veio para facilitar a aprendizagem. “Minha filha estuda na EMEF Caieiras Velha e começou no Cactus no ano passado. Foi medalha de ouro na Olimpíada de Matemática, graças à dedicação dela e dos professores. Participando aos sábados das aulas, ela conseguiu adquirir novos conhecimentos e tem sido engrandecedor, pois ela tem facilidade de aprender tem construído uma base extra. Prova disso é que na sala de aula ela consegue absorver as matérias com mais facilidade. Aliado ao ensino público de excelência que temos em Aracruz, a Luiza tem conseguido obter ótimos resultados nas escolas e nas olimpíadas”, comentou.
A secretária de Educação (Semed) Jenilza Spinassé ressaltou que essa parceria ajuda bastante no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. “Com esse projeto em andamento no município, os nossos estudantes podem dedicar mais tempo aos estudos, na disciplina de matemática, para que tenham aprendizagens significativas. A procura está aumentando e para que novos estudantes tenham a oportunidade, abriremos novas vagas, para que os interessados possam garantir uma melhor base acadêmica para a evolução da vida escolar. E o resultado dos estudantes que participam do projeto são excelentes”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social
- Aracruz promove palestra sobre morte encefálica e doação de órgãos
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos