Crianças do Lar São José têm uma manhã diferente no Parque Natural Municipal do Aricanga

Certamente foi um sábado (11) completamente diferente para 30 crianças e adolescentes assistidos pelo Lar São José, localizado no distrito de Jacupemba. Durante a manhã, eles puderam conhecer o Parque Natural Municipal do Aricanga “Waldemar Devens”, com o projeto Escola no Aricanga, da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que também se estende a projetos sociais. A visita faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente.
Ao chegar, as crianças receberam um kit com camiseta e garrafa de água. Numa acolhida, receberam informações sobre as características do parque. Após se equiparem com a proteção adequada para as pernas e fizeram a trilha da Barriguda, em dois grupos, acompanhados da gerente de Educação Ambiental, Eva Cordeiro, e dos técnicos Elvis Silva e Ronnie Gonçalves. Durante o trajeto, ouviram explicações sobre os biomas que compõem o Aricanga.
O objetivo das visitas é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental com o contato direto na mata atlântica do parque.
Para C.F.S.F, de 16 anos, foi uma experiência única. “Nunca tinha visitado um parque antes e estou gostando bastante do local. Aprendi bastante sobre a natureza e quero voltar mais vezes”. Já L.O.S, de 12 anos, contou que estava ansioso para a visita. “Achei muito legal, desde a chegada até o final da trilha. Eu que nunca tinha feito trilhas e ido a parques, gostei bastante. Obrigado pela oportunidade”.
A irmã Conceição, uma das responsáveis pelo Lar São José, acompanhou o grupo e disse que esse momento é especial para cada um. “Quero dizer que eu estou muito feliz por essa oportunidade. Aqui temos crianças, na sua totalidade, que nunca tiveram a oportunidade de sair do local onde vivem e conhecer as belezas do município. A Secretaria de Meio Ambiente foi certeira com esse projeto, pois eles são o futuro da nação. Por isso eu digo que é primordial esse contato direto com a natureza para que eles entendam o sentido e a necessidade de preservá-lo”.
“Estamos levando a Educação Ambiental para dentro dos projetos sociais, pois é muito importante que eles também tenham a oportunidade de conhecer mais sobre as riquezas naturais do nosso município, bem como aprender sobre as formas de prevenção do meio ambiente. Com certeza esse projeto será expandido e mais projetos sociais terão a oportunidade de conhecer o Aricanga. Esse é um patrimônio natural único que precisa ser preservado, pois é desde pequeno que se começa o papel da conscientização e sensibilização”, pontuou Eva Cordeiro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social
- Aracruz promove palestra sobre morte encefálica e doação de órgãos
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos